segunda-feira, 13 de abril de 2015

2016 já esta batendo na porta...



“O combate à corrupção, começa durante as eleições
Com o voto consciente da população
E continua depois, com muita fiscalização
Da cidadã e do cidadão”

Em plena era da tecnologia da informação, nunca foi tão fácil de se pesquisar sobre a trajetória política, as alianças e as propostas daqueles que pretendem ser eleitos para um cargo público. No entanto, um dos melhores instrumentos para decidir quem merece o seu voto é também um dos mais antigos: o debate. Não importa a esfera (municipal, estadual ou federal) ou o cargo desejado. O debate é uma experiência enriquecedora, pois permite ao eleitor comparar as propostas dos candidatos e avaliar seu comportamento sob pressão e uma arma contra o marketing.O candidato conta com uma equipe inteira ao seu dispor para direcionar a campanha eleitoral e obter o máximo possível de votos. Sem dúvida nenhuma, o setor mais importante para determinar o sucesso ou o fracasso de um candidato é o de marketing.Meses antes do início do período eleitoral, os grandes institutos de pesquisas fazem sondagens para identificar quais são os anseios da população, suas insatisfações e o que esperam do novo governo. De posse dessas informações, os marqueteiros formatam o plano de governo, as plataformas políticas e os pontos de destaque na campanha do candidato, aliando seu posicionamento pessoal e suas propostas aos desejos do eleitorado. Para evitar rejeição, muitas das opiniões do aspirante a um cargo público são amenizadas, por exemplo. Dessa forma, todo o material escrito, propagandas gravadas, discursos, posts em redes sociais passam por uma filtragem e edição prévias, selecionando e dando destaque aos temas que o eleitor quer ouvir.       Enquanto isso, as crises e problemas institucionais, sociais, políticos, econômicos, saúde, educação etc continuam sem solução a cada período eleitoral. A corrupção continua a acontecer. E nada sobre propostas contundentes sobre assuntos relevantes para a sociedade.Por isso, penso que o debate é um dos principais instrumentos colocado à disposição do cidadão-eleitor para escolha do seu candidato. É nessa oportunidade que se avalia as condições igualitárias dos concorrentes, o perfil, preparo e competência. Assegurando a transparência e clareza das idéias e ideologias sobre seus planos e ações em comparação aos adversários políticos. Sem recurso do efeito da gravação, o subsídio de ponto eletrônico e ajuda de assessores.
Já que, o candidato vai ter que contar com a improvisação na hora da fala. Respondendo aos temas de interesse público com inteligência, objetividade, rapidez e, ainda, ponderando e esclarecendo assuntos indispensáveis a população que envolve a administração ou cargo que disputa.  O Debate sem sombra de duvida é uma ferramenta imprescindível ao processo democrático, e que deve ser explorada ao máximo.O político que não vai ao encontro pode ter certeza que ele teme a verdade. Assim, não merece ser aprovado para o cargo que pleiteia.

“A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão" 

Leia também:Internet ganha mais importância na campanha política...








Nenhum comentário:

Postar um comentário