sábado, 8 de julho de 2017

A ficção tomando realidade



“As histórias de ficção cientifica podem parecer mais triviais que nunca para críticos cegos e filósofos modernos - mas o núcleo da ficção cientifica, sua essência, o conceito no qual gira entorno, se tornou crucial para nossa salvação, se quisermos ser salvos.”  –Isaac Asimov



Quem já assistiu os filmes: A.I. Artificial Intelligence, The Tuxedo, The Island , exterminador do futuro entres outros e não acharam surreal e bizarros os enredos abordados? As produção de ficção é uma previa do futuro próximo, Pois naquele momento era algo impossível de existir, por esta refém da tecnologia existente do período. Se paramos para refletir até pouco tempo: Voar, internet, transplante de órgãos, clonagem, $ virtual e carro sem motorista.... não existia!Hoje a tecnologia esta evoluindo e popularizando rapidamente possibilitando que as chamadas ficção torna-se reais.
*Facquard,jaqueta desenvolvida pela google em parceria com a levi`s.Jaqueta que funciona cimo célula e GPS esta a venda US$ 350 + taxas;
*MAS SPEC PEN, da universidade do texas,criou caneta que diagnostica com previsão de 96% se uma cecula é cancerígena;

*Pessoas com deficiências usam os olhos para controlao PC e produzir clipes.(LEGO HOUSE FISH DESIGNER, DA LEGO COM A TRIGGER GLOBAL DE LOS ANGELES);
*Robótica  teve inicio com a revolução industrial da 2° metade do sec.XVIII na Inglaterra com a criação da maquina a vapor que substituiu as ferramentas Rusticas por maquinas na confecção de produtos manufaturados e a eliminação do artesanato como modo de produção.De lá para cá vem evoluindo no Japão o uso de robôs auxiliando em tarefa  domestica é realidade desde os anos 80,mais nem tudo é flores.Estão desenvolvendo robôs com arma de guerras,apesar dos avanços da robótica e da inteligência artificial, ainda não temos exemplares de "Exterminadores do Futuro" sendo utilizados em campos de batalha de diferentes partes do mundo. Mas prevenir é melhor do que remediar: em novembro 2017, membros da iniciativa "Campaign to Stop Killer Robots" (Campanha para Parar Robôs Assassinos, em português)tiveram a oportunidade de expor suas preocupações sobre a utilização de robôs em guerras durante uma reunião realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O bilionário sul-africano Elon Musk defensores de regras mais rígidas para o emprego de máquinas com inteligência artificial no campo de batalha. Responsável pelos projetos espaciais da SpaceX e dos carros da Tesla, o inventor escreveu uma carta à ONU explicando que o desenvolvimento de máquinas de guerra inteligentes permitiriam que "os conflitos alcançariam uma escala nunca antes vista, de uma maneira muito mais rápida do que os humanos podem compreender".
Quanto mais a tecnologia evolui mais escravo ficamos delas e afastamos automaticamente do convivio social,não mim supreenderia ser uma 3°guerra mundial fosse entre homens x maquinas.. 

A realidade virtual não é uma tecnologia nova. Mas, por muito tempo ficou restrita aos grupos de cientistas e acadêmicos com seus experimentos, validações e aperfeiçoamentos. Agora essa tecnologia avança para tornar-se mais acessível e realmente de massa.



.A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. O estudo e desenvolvimento desse ramo de pesquisa tiveram início na Segunda Guerra Mundial. 

O estudo da A.I. iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.


Com a evolução computacional a inteligência artificial ganhou mais força, tendo em vista que o seu desenvolvimento possibilitou um grande avanço na análise computacional, podendo a máquina chegar a fazer análise e síntese da voz humana. 
A “revolta das máquinas” é sempre um questão muito abordada em filmes de ficção, mas será que realmente é possível que as máquinas dominem em um futuro próximo?
Para alguns cientistas e filósofos da Universidade de Cambridge, localizada na Inglaterra, este é um assunto a ser estudado com seriedade. Pensando nisso foi criado um centro para estudar os “Riscos à Existência”.
“No caso da inteligência artificial, parece razoável prever que em algum momento neste século ou no próximo a inteligência vai escapar das restrições biológicas. (Então) não seremos mais as coisas mais inteligentes por aqui”, disse um professor de filosofia da Universidade.
O professor ressalta que não acredita que as máquinas se tornem “malvadas”, mas podem ter “interesses que não nos incluem”, porém não é possível prever a gravidade destes riscos ao homem e ao mundo que conhecemos.



Marca da besta 666

“A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome” (Apocalipse 13:17).

A historia comprova quando tudo começa com negação, que não tem esta finalidade, que não precisa preocupa-se e sempre acaba em derramamento de sangue, foi assim com golpe 64,com os nazistas com sua eugenia...Estão enganados aqueles que pensa que a implantação do chip será do dia para noite, será lentamente de forma natural, como foi com cartão de credito e a Internet, antes de nos percebemos já estamos presos a ele.No brasil existe projetos nestes sentido e no EUA empresas usam o chip de forma facultativa.Se o chip é ou não é a marca da besta só o futuro diras,mais é engaçado as semelhanças com a profecias da bíblia sagrada!
Se paramos para refletir de forma parcial,esquecendo o lado bíblico,um chip universal com multifunção, no primeiro momento é algo sensacional ...mais se paramos e refletimos e algo terrível,pelo simples motivo que o estado nada corrupto iria ter o controle de nossas vida,onde a liberdade individual seria extinto,seja o chip como fosse o Cérebro uma super maquina usado por Professor Xavier do X-mem, par localizar mutantes malignos ou benignos, onde quer que estejam,neste caso para acha humanos.Viveriamos num grande big brother ,sendo vigiado 24+1 horas,não seria nada agradável.Que já assistir o filme (1998) The Truman Show,com  Jim Carrey.Se ponha na pele do personagem Truman Burbank!



Nenhum comentário:

Postar um comentário