sábado, 31 de março de 2012

Dia da mentira


Wikipédia.O primeiro de abril se tornou oficialmente o dia da mentira no ano de 1501, logo que os portugueses chegaram ao Brasil, por conta de brincadeiras que os índios faziam com os colonizadores, enganando-os a respeito da existência de ouro no litoral da terra que havia sido descoberta. A brincadeira foi revelada, e a data acabou sendo registrada como dia da mentira.
Na verdade a explicação acima é que é mentira, mais uma a ser contada na data de 1º de abril há séculos em muitos países do mundo.
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir.
Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito  e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

quinta-feira, 29 de março de 2012

A incógnita Chamada Renova São Lourenço


O movimento renova São Lourenço é uma verdadeira incógnita. Faltando poucos mês  para as eleição municipal e pouco sabemos da sua real intenção. Qual é o seu objetivo  e os seus projetos para São Lourenço da Mata? O que sabemos que é um movimento fechado, que seus lideres não aceita opiniões contrarias a suas. Se você compactua com suas ideias é um cidadão consciente, caso contrario é um alienado e também querem disputa a qualquer custo ao cargo do poder executivo. Postura esta que nós leva a questiona ser este grupo tem projetos viáveis para melhoria dos cidadãos  são Lourencense ou é mais um oportunista  querendo aproveitar da situação para ser auto promove. Comportamento totalmente diferente de seu antecessor a união independente umas das poucas coisas, na verdade a única ponto que aceitou foi sua objetividade e transparência para com o povo de são Lourenço  mais de um ano antes do pleito municipal já sabíamos quem era a União independente totalmente diferente do renova que ate hoje não sabemos para quer vem. Veja a diferencia:

Sexta-feira, 25 de maio de 2007                                                              http://pdtsaolourenco.blogspot.com.br/2007_05_01_archive.html                                                          

Movimento União Independente
São Lourenço da Mata/PE



FORMAÇÃO NÚCLEOS DE BASE DA UNIÃO
Reunido no domingo dia 13 de maio(2007) do corrente ano o Movimento União Independente composto pelo PDT, PPS e PRTB, elegeu 27 coordenadores que irão formar seus núcleos de base. Numa mesa redonda, a palavra foi franqueada a todos. O assunto foi debatido calorosamente e várias propostas de ação foram apresentadas. Estavam presentes várias pessoas da Igreja Católica e das evangélicas; de sindicatos, dos meios de comunicação e vários líderes comunitários.

AS DISCUSSÕES
Segundo Clovinho “As discussões foram bastante úteis para avaliar o que cada participante pensa e para conhecer o tipo de trabalho que desenvolvem ou podem desenvolver em suas comunidades”. Acrescentou que “Muitos militantes já vêm desenvolvendo trabalhos de apoio às comunidades, entretanto necessitamos maior entrosamento, sincronização e capacitação de todos. Estou, pessoalmente, surpreendido com a dedicação dos filiados e simpatizantes pela nossa causa porque as adesões vêm consistentemente crescendo a cada reunião”.
O QUE É NÚCLEO DE BASE                                                                                               Na ocasião Adeildo Santos – Presidente da Executiva do PDT de São Lourenço fez um breve comentário sobre o que é um núcleo de base explicando que “No espaço político de militância dos filiados e simpatizantes é a organização para o trabalho popular junto ao povo em sua luta política” e expôs, com quadro ilustrativo – sua formação, constituição, organização e ações – em seguida assinalou segmentos onde os núcleos devem atuar – comunidades, escolas, sindicatos, etc. Frisou também que o Núcleo Central composto, inicialmente, pelos integrantes das Diretorias Executivas do PDT, PPS e PRTB dará suporte e viabilizará capacitação dos demais integrantes dos Núcleos de Base.
IMPORTÂNCIA DOS NÚCLEOS
José Henrique – Vice-Presidente do PDT também falou da importância dos núcleos de base apoiando as lutas populares nas questões de saúde, transportes, moradia e educação.

AS DIFICULDADES
Ailton Ferreira – Presidente do Jakadura (bloco de carnaval), também participante do Núcleo de Base Central da União Independente falou que apesar das dificuldades, com muita garra e determinação, estamos conseguindo com grande sucesso instalar os coordenadores. Lembrou que “Na nossa Cidade esse tipo de trabalho assim organizado é uma coisa nova que a União Independente está implementando. É um” bicho brabo “para uns, uma causa nova para alguns e um caminho certo para outros”.

ERFIL DOS INTEGRANTES
Neco Biu – Presidente do PPS discursou sobre o perfil do bom militante e os tipos de argumentos com linguagem única sobre os problemas sociais. Lembrou que cada militante deve conhecer as raízes dos problemas das comunidades para discutir encaminhamentos das propostas e implementar ações.

RESULTADOS DOS TRABALHOS DE BASE
Representando o Deputado José Queiroz, o Secretário Executivo do PDT Regional traçou um perfil de como devem ser constituídos os Núcleos e como implementar os trabalhos de base dando como exemplos à militância no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Maranhão onde a militância foi às ruas para conscientizar o povo. O grande resultado foi que a conscientização e organização popular fizeram o povo saber exigir seus direitos e eleger melhor os seus governantes.
LIDERANÇAS PRESENTES
Allan - O Comunicador do Parque, Aberto de Lira, Berg – Tesoureiro do PDT, Cilinho, Cabeça (Vila do Reinado), Carlos Bonitinho, Carlos Freitas – (da Pastoral da Saúde, Danilo Batista, Dona Severina (Tiúma), Edson Lopes, Epitácio (do Penedo), Ivanildo (São João e São Paulo), Lucas Barbosa, Marcelo Santana, Maria de Aranha, Roberto Novolar, Romero de Tiúma, Tina da Pastoral da Criança, Valdemar (Várzea Fria)).


RENOVA SÂO LOURENÇO                                                                                           sábado, 11 de fevereiro de 2012


O Movimento, todos sabem, destina-se ao ajuntamento de partidos políticos que entendam que São Lourenço da Mata precisa ter uma administração diferenciada das que até hoje a administraram. Hoje contamos com a participação do PCdoB, PT e PDT. Legendas nacionalmente conhecidas e que influenciam na administração Federal e Estadual...No âmbito municipal, temos como dirigentes: PDT - Adeildo Santos (advogado e histórico militantes) além de Neco Biu, Henrique e outros. Do PT, embora não seja seu presidente, professor universitário Abdias Cariri, nosso pré-candidato a prefeito. Nem é necessários falar do PT. No PCdoB, esse que vos fala. Não sou candidato a nada (Nem o companheiro Adeildo(PDT)). Hoje dirijo em São Lourenço da Mata o C. E. Madre Teresa (extensão da Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO) em São Lourenço da Mata. Estou citando apenas os responsáveis diretor pelo Movimento. Além deste, todos os que militam e seguem os partidos citados. Se você observar, ninguém deste grupo ganha dinheiro com política e nem vive de dinheiro público. Pessoalmente não acredito nessas pessoas que só conseguem fazer qualquer coisa pela cidade com dinheiro público. Esses que, quando não são poder, desaparecem da cidade. Você sabe o que e de quem estou falando...., em função da lei eleitoral não permitir, não podemos expor nossos objetivos e nossa organização, mas em breve todos conhecerão nossos objetivos e projetos. O grupo é sério, trabalha com seriedade e mais importante do que apresentarmos uma opção de candidatura, serão as discuções e os debates que serão travados no campo das ideais, nas possibilidades de solução dos problemas da cidade...

A união independente teve 3 erros que contribuíram definitivamente no seu fracasso desastroso, que resultou em sua extinção: PRIMEIRO: no critério usado para escolhe o candidato que representaria o movimento nas eleição de 2008.Escolheu um candidato que não pertencia ao partido só por causa do dinheiro, tradição e conhecimento que ele tinha na cidade. Segundo: não conseguiu convencem seus próprios integrantes em especiais seus candidatos a vereadores que era possível a vitória, e por ultimo não deram continuidade do projeto depois da eleição. Com este desfecho vergonhoso proveu ser um movimento político oportunista.

O Renova São Lourenço o que é, como ele é dividido, por quem  é formado, qual é seu objetivo, sua intenção,Por que da criação do movimento?Só o tempo dirá, mas especificamente depois da eleição, isto é, se conseguir alavanca sua candidatura. Na hipótese do movimento não  conseguir consolida sua candidatura própria , não será o fim, eles podem continua a luta fazendo uma coligação dos partidos que compõe o projeto, para vereador e utilizar uns dos coronéis imperialista caso a direção estadual  mandem  apoia um deles, para ser fortalece e na outra eleição consolida a candidatura.
                                                                                                                                            ´´Devemos ter fé. Não existe esforço inútil se empregado no bem comum. ``Estamos acostumado ouvir as pessoas dizer que todo político é corrupto que não tem mais solução, vale lembrar que eles são o reflexo da sociedade se você acredita nisto, esta  dizendo que também é corrupto, que não é verdade. Só com uma sociedade unida, organizada e PARTICIPATIVA é que teremos uma possibilidade real de um mundo melhor e não através de governos fajutos. É uma opinião deste blog que não reflete na realidade da cidade, que vive em plena amônia ...caso contrario Labanca e Jairo não estaria no poder por tantos anos pela a vontade soberana do povo São Lourencense.
Fonte:http://blogdomagnodantas.blogspot.com.br/2012/02/duvidas-do-leitor-do-blog-do-magno.html#comment-form


SINTONIZANDO O LEITOR:

Foi noticiário pelos principais blogs da cidade que o pré-candidato  pelo Renova São Lourenço foi oficializado pela direção estadual do PT. Mais como bom cidadão consciente e responsável procurei mim certifica da veracidade da notícia, entrei no site do PT e não encontrei nada,nenhuma declaração oficial ao extraoficial e também nos blog que noticiaram. Como curioso que sou, foi mais além telefonei  para o PT estadual indagando sobre o assunto e nada foi respondido em SLM, mais quando perguntei em Camaragibe  a resposta foi clara e objetiva e Dr. Nadge. Não estou aqui dizendo que é uma noticia montada, falsa ou algo do gênero. Deve-se ter um pouco de cuidado para não da falsa esperança para o povo de SLM. O que pode ter acontecido, o que acontece quando uma criança insiste muito com o pai compra uma brinquedo e o pais diz não, mais a criança insiste mesmo assim e o pais como uma forma de dá uma basta diz se ele se comporta-se, ele ganha o tão esperado brinquedo mais quando chega O GRANDE DIA, ganha um não e o pais da uma desculpa  farrapada  dizendo que ele não se comportou como deveria   e o filho fica triste por não ter ..........mais fica conformado e obedece o pais. Isto pode esta acontecendo com RN devido sua insistência de quer sair candidato a prefeito e como uma forma de aquieta os interesseiros ate o dia da facada final onde eles não terão  chances de desrespeita as ordens superiores.
Veja a ultima atualização das cidades que terão candidatos do PT em PE:
MUNICÍPIOS

1. Agrestina 2. Águas Belas 3. Aliança 4. Amaraji 5. Angelim 6. Barreiros 7. Belém de São Francisco 8. Bezerros 9. Bom Conselho 10. Buíque 11. Cabo 12. Cabrobó 13. Camaragibe 14. Catende 15. Custódia 16. Exu 17. Feira Nova 18. Frei Miguelinho 19. Gameleira20. Granito 21. Iati 22. Ibimirim 23. Igarassu 24. Ilha de Itamaracá 25. Ipojuca 26. Itaíba 27. Itambé 28. Jaboatao 29. Jaqueira 30. Lajedo 31. Machados 32. Maraial 33. Moreliandia 34. Moreno 35. Olinda 36. Orocó 37. Ouricuri 38. Palmerina 39. Petrolina 40. Paranatama 41. Paulista 42. Pedra 43. Pesqueira 44. Recife 45. Santa Filomena 46. São Benedito do Sul 47. São João 48. São Joaquim do Monte 49. São José do Egito 50. Serra Talhada 51. Sertania 52. Surubim 53. Tacaimbó 54. Tupanatinga 55. Vertente do Lério 56. Vicência 57. Sairé

ANGELA CRISTINA
Secretária de Organização do PT-PE.

Cidadania X Assistencialismo


Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. Para ser um componente integral da sociedade, o cidadão tem de usufruir direitos civis, políticos e sociais.

Os programas assistencialistas do governo possuem contornos definidos e são mais frágeis do ponto de vista da legitimidade, não resolvendo a dificuldade estrutural da desigualdade social. Os programas assistencialistas do governo, reiteram as desigualdades sociais, podendo mesmo criar uma certa dependência nas pessoas que participam desses programas. Com essa relação de dependência o cidadão fica impossibilitado, mesmo de maneira inconsciente, de estabelecer sua cidadania, afundando cada vez mais na improvável inclusão social.

O grande risco dos programas assistencialistas do governo é o de reduzir a questão social, puramente na sobrevivência do indivíduo, não promovendo a sua inserção na sociedade, criando cada vez mais a subserviência. Quando a pessoa não cresce, não se promove, ela vai ficando mais pobre.Imaginar cidadania plena em uma sociedade pobre, em que o acesso aos bens e serviços é limitado, seria ilusório.O maior e mais publicado projeto governamental é o Fome Zero, demonstrando que, o fantasma da subnutrição e da desnutrição, causado pela miséria,continua vivendo no Brasil.

Para DIMENSTEIN, o cidadão brasileiro desfruta de uma cidadania aparente que ele denomina de cidadania de papel. A verdadeira democracia implica na conquista e efetividade dos direitos sociais, políticos e civis. Se assim não se constituir, a cidadania permanece imóvel no papel. Essa cidadania aparente surge através do desrespeito aos direitos fundamentais do homem, ao não suprir as suas necessidades básicas, camufladas em assistencialismo político. Isso se dá através da desnutrição, do desemprego e da pobreza.

Há necessidade de implementação de ações concretas de geração de trabalho e renda, em vez de projetos assistencialistas, para que grandes populações de jovens e adultos excluídos encontrem espaço no mercado de trabalho.Énecessário viver deste trabalho, exercendo através dele, o exercício da cidadania, interferindo na sociedade de maneira produtiva.

No livro “O cidadão de papel”, o jornalista Gilberto Dimenstein, nos apresenta o Brasil, como um país de contrastes muito grandes. O Brasil, para ele, é uma das maiores economias do planeta e, ao mesmo tempo, um dos lugares mais socialmente injustos para se morar. Nesse livro, é exposto como, apesar da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de todos os modernos códigos legais que regem o nosso país (da Constituição ao Código Civil, do Código Penal ao Código do consumidor, passando por tantos outros), o Brasil não conseguiu vencer a úlcera da desigualdade social e da má distribuição de renda.

É necessário que a sociedade tenha conhecimento da verdadeira importância de ser cidadão, para possuir a capacidade de conhecer e perceber os seus direitos e reivindicá-los, no sentido de que o conceito de cidadão saia do papel , e se legitime, através da incorporação da identidade de um indivíduo marcado por suas vitórias, como sujeito construtor e co-autor de uma cidadania democrática.

Referências: Gilberto Dimenstein- O cidadão de papel.

Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC e ISEB/FISO Barretos
Fonte:http://educador.brasilescola.com

Pão e Circo em SLM


 

Precisamos de políticos sérios e comprometidos com os anseios da população São Lourencense. Quando não houver políticos assim, nada de concreto acontecerá na cidade e iremos presenciar rios de dinheiro sendo jogado no lixo, nas realizações de espetáculos politiqueiros Hollywoodiana em cada inaugurações de obras públicas. Dinheiro este da saúde, educação, segurança...
No dia 31 de março de 2012(Sábado agora) a prefeitura vai inaugurar o Hospital Petronila Campos(+ de 1 anos de atraso),a Agência do Trabalho, a Academia(ovo) das cidades(era para ser inaugurado no ano de2010,segundo ex-secretário das Cidades e atual senador Humberto Costa),a Avenida Governador Miguel Arraes e a urbanização do Loteamento Caiara. Por que só agora serão inauguradas? Como não poderia deixa de ser, finaliza-la com o show de Fábio Júnior (Alguém sabe qual é o cache dele? Será que vale apenas paga, enquanto  a população e a cidade passando por necessidades) no Pátio de eventos Jair Pereira. Verdadeira política de pão e circo.


SINTONIZANDO O LEITOR:

Panem et circenses [ludos] é a forma acusativa da expressão latina panis et circenses [ludi], que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelo imperador Otávio Augusto, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de atenuar a insatisfação popular contra os governantes.
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.
Esta situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com o Brasil atual. Aqui o crescimento urbano gerou, gera e continuará gerando problemas sociais. A quantidade de comunidades (também conhecidas como favelas) cresce desenfreadamente e a condição de vida da maioria da população é difícil. O nosso governo, tentando manter a população calma e evitar que as massas se rebelem criou progamas assistencialista com o “Bolsa Família”, entre outras, que engambela os economicamente desfavorecidos e deixa todos que recebem o agrado muito felizes e agradecidos.Enquanto fazem maracutaias e pegam dinheiro público para si, distraem a população com mensalidades gratuitas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Até Quando



A oportunidade que estávamos esperando para transformamos a politica de SLM, os dois principais candidatos a prefeitura o excelentíssimo senhor prefeito Dr. Ettore Labanca e o Dr. Jairo Pereira de Oliveira  não iram disputa as eleição deste ano, devido a aprovação da lei da ficha limpa, quebrado assim a homogenia politica destes homens. Seria um motivo de extasse se se não fosse a falta de preparo da ´´oposição``` para lidera este processo de libertação .                                                    
A oposição em SLM é muito defasada, praticamente inexistente, o que temos é uma meia dúzia de grupos políticos renegados pelos coronéis imperialistas ,que querem ganha algum proveito da situação para se autopromover   ou volta para dentro do sistema. E a oposição que realmente poderia resolver são um bando de incrédulos radicais e sonhadores, que nunca imaginaria que um dia poderia virá o jogo(chega ao poder)Quebraram a cara, pois oportunidade chegou mais ninguém acredito !l! Oposição covarde que Preferem fica no campo das ideias, criticando os governos em exercícios em vez de viabilizar um projeto  guiar São Lourenço da Mata para o desenvolvimento e progressos para o seu povo, pois não tem coragem de muda este sistema e também é mais lucrativo.  
 A polarização politica estabelecida por Labanca é Jairo contaminou todos os setores da sociedade, não podemos critica ao elogia nenhum destes homens que logo vocês é tachado de amarelo ou vermelho.  Este equivoco  acontece principalmente com os Blogs sensacionalistas da cidade.
 Já é de tradição em SLM com a proximidade das eleição municipal   os políticos rejeitados procurarem fazerem  alianças, movimentos, aproximar do eleitor dizendo que é protetor  dos pobres e oprimidos prometerão a Deus e o mundo com conversa  fiada.......visando viabilizar uma candidatura forte para derruba os dois tiranos do poder, e fazer um novo governo autoritário aperfeiçoado e vingativo visando seus interesses pessoas e nada mais.
 Até quando irei de aquenta estes bandos de urubus oportunistas rodeando as nossas cabeças, esperando a primeira oportunidade para da o bote.                                                 Minha paciência esta  esgotando, quanto mais de templo tenho de aquenta estas quimeras ambulantes iludindo meus irmãos. Até quando minha dignidade será violentada  e de quantas oportunidades e vidas inocentes são necessários para  a sociedade de SLM, começa a reagir dos mandos e desmandos desta politica mesquinha e ultrapassada existente na nossa cidade. É inadmissível uma cidade com mais de 400 anos de história, comportasse-se como fosse ainda uma colônia de recife. Será que é perder de mais um pouco de atitude, renovação, respeito e liberdade.
Lima Barreto descreve perfeitamente em seu livro triste fim de Policarpo quaresma a situação de SLM.A multidão inconsciente do que acontecia, a ridícula burocracia civil e militar:´´ com o tempo, a revolta passou a ser uma festa, um divertimento da cidade...Quando se anunciava um bombardeiro, num segundo, o terraço do passeio público se enchia.(...)Alugavam-se binóculos e tanto os velhos como moças, os rapazes como as velhas, seguiam o bombardeio como uma representação de teatro.`` Será que São Lourenço terá o mesmo fim de do Major Quaresma...
Esta mas do que na hora de rever esta omissão de responsabilidades como cidadãos, esta é a escolha correta? Fazer vista grossa para o problema. O povo está acomodado e sem esperança de um futuro descente. Preferem vive num mundo imaginário ou morre em vez de enfrenta  a realidade. A responsabilidade e de cada um de nós e não adianta fica de braços  cruzados  a espera de um milagre ou de um  heróis, pois isto é realidade ou vocês luta por seus direitos ou você é destruidor vivo.
 Quanto mais convivo com o meu semelhante ,mas desprezo e nojo ,tenho dele.
Cansei de tanta gaguice, quero ousadia ,atitude e renovação. Quero poder viver a vida com dignidade, caminha alegremente ao lado do meu amor .
Quero tomar aço muriático até me embriagar, escolher o inferno em vem do céu, em fim ter o controle total do meu próprio futuro. Até quando irei de esperar, para sentir a luz do sol correndo pelas minhas veias? Até quando?
EU NÃO VOU DESISTIR ENQUANTO HOUVER UM RESTO DE ESPERANÇA em mim e pessoas que compactuam com o mesmo ideal.

terça-feira, 20 de março de 2012

A Pátria Celestial: a cidade eterna de todos os salvos em Cristo



Deu no Blog do Professor Luciano Borges de Santana



Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas (Filipenses 3.17-20)

Recentemente em um discurso em Salvador (BA), o católico e ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em mais uma de suas infelizes declarações afirmou o seguinte:

Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno. Queremos que todo mundo vá pro céu, agora. Queremos ir pro céu vivo. Não venha pedir para a gente morrer para ir pro céu que a gente quer ficar aqui mesmo.

Lamentavelmente o que no ex-presidente sobra de bravatas, falta uma boa leitura da Palavra de Deus. O texto aparentemente interpretado por Lula se encontra em Lucas 18.25. Mas, uma leitura atenta e mais acurada dessa passagem revela algo muito diferente do que Lula afirmou. A conclusão de Jesus nesse texto foi movida pela atitude do jovem rico, que nos versículos anteriores foi indagar o Mestre sobre o que era necessário fazer para herdar a vida eterna (Lc. 18.18-23). O Senhor descreveu uma série de mandamentos, todos baseados nos preceitos do Antigo Testamento. O jovem, então, afirmou que tudo aquilo cumpria desde a sua mocidade. Apesar do texto de Lucas não conter a expressão que se segue, o evangelho de Marcos registra que "Jesus, olhando para ele, o amou" (Mc. 10.21). Os momentos seguintes são conhecidos em todos os evangelhos sinóticos. O jovem rejeita o convite de Jesus para vender tudo quanto tinha, doá-los aos pobres e ter um tesouro no céu. Ou seja, o Senhor fez um convite para um rico, dominado pelo legalismo de uma prática religiosa, doar tudo quanto tinha para os pobres e adquirir um tesouro em seu reino. Foi após a atitude do jovem rico que o Mestre afirmou que era muito difícil entrar no reino de Deus, aquelas pessoas dominadas pelas riquezas. Não que um rico não possa ser salvo ou que necessariamente todos os pobres são simpatizantes à mensagem do evangelho, mas não é de admirar que aqueles dominados pelas posses materiais tornam-se menos sensíveis à pregação da Palavra de Deus e ao convite feito por Jesus.
Mas, resolvida a má e descontextualizada interpretação bíblica do ex-presidente ainda há um problema para ser resolvido. Anelar pelas promessas espirituais de um mundo após a morte é algo inerentemente insano? Lutar pelo fim das desigualdades sociais e da redução da pobreza é algo incompatível com a esperança em um mundo vindouro? Analisando estruturalmente a Palavra de Deus, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento é possível argumentar que não. Vejamos as razões.
Um dos poemas mais conhecidos e declamados pelos brasileiros chama-se "A canção do exílio" escrito em 1843 na Universidade de Coimbra, Portugal, por Gonçalves Dias. O autor havia deixado o país cinco anos antes para estudar Direito na Universidade da cidade e após a leitura da balada "Mignon", de Wolfgang Goethe, ganhou inspiração suficiente para escrever o texto que se segue.

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

Se compararmos o texto bíblico destacado no início do artigo e o saudosismo da poesia de Gonçalves Dias, torna-se muito mais fácil perceber que ao anelarem a volta de Jesus e o estabelecimento do seu reino, os cristãos não são de forma alguma pessoas alienadas ou conformadas com os sofrimentos da vida. Quando o apóstolo Paulo escreveu a Carta aos Filipenses ele estava na prisão em Roma, e apesar da idade e das circunstâncias adversas, a carta é uma mensagem de alegria. "E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo" (Fp. 2.18). "Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos" (Fp. 4.4). A Carta aos Filipenses é uma profunda mensagem de esperança e revela a preocupação de Paulo com a segurança doutrinária da igreja e o destino eterno de todos os salvos. A palavra grega traduzida para pátria ou cidade nas versões bíblicas é "politeuma", que significa "comunidade", "cidadania" ou "comunidade governada por leis". Ou seja, apesar de vivermos neste mundo e gozarmos de uma cidadania secular, espiritualmente os salvos em Cristo são cidadãos de uma pátria celestial, sendo portanto, muito natural e compreensível anelar por ela.
Há um princípio parecido que orientou outros escritores do Novo Testamento. As Escrituras consideram que os salvos são peregrinos, forasteiros (gr. parapidêmos), ou seja uma "pessoa estranha", "que reside por pouco tempo no estrangeiro". "Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" (I Pe. 1.1). "Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma" (I Pe. 2.11). Apesar de politicamente aqueles santos serem de fato estrangeiros em terra alheia, o apóstolo Pedro parte desse argumento para mostrar que espiritualmente eles também eram peregrinos e forasteiros, pessoas que temporariamente estavam de passagem neste mundo, mas cuja cidadania pertencia a um outro país, um outro reino e uma outra esperança.
  Curiosamente esse princípio já era observado por algumas pessoas no Antigo Testamento, homens e mulheres que olhavam para o futuro, mesmo recebendo promessas de Deus, bênçãos e riquezas materiais. "Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus" (Hb. 11.8-10). A palavra grega traduzida por habitou é "paroikos" que designa "um estrangeiro que habita em um lugar sem direitos de cidadão". Logo, mesmo recebendo a promessa de que seus descendentes herdariam um território secular, Abraão olhava para uma cidade futura, eterna e construída pelo próprio Deus. Tudo isso com um detalhe interessante: diferentemente do pobres, ridicularizados frequentemente por nutrirem esperanças por um reino futuro, Abraão era extremamente rico, assim como seus descendentes diretos, Isaque e Jacó (Gn. 13.2; 26.12-14; 33.11).
Voltando ao texto da Carta aos Filipenses, é interessante observar como o apóstolo Paulo se incluía entre aqueles que esperam a volta do Salvador. A palavra traduzida por esperamos ou aguardamos em Fp. 3.20 é "apexdechomai" que significa "esperar assídua e pacientemente por algo. Paulo sabia em quem tinha crido. Seu Senhor e Salvador Jesus Cristo nunca poderia mentir. Por isso já prevendo que seria martirizado pelo evangelho ele afirmou o seguinte: "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (II Tm. 4.6-8). 
Portanto, diferentemente do que o ex-presidente Lula afirmou em sua declaração, a crença em um reino espiritual e futuro não é uma alienação e muito menos desobriga os salvos em Cristo de lutarem por um mundo melhor, uma sociedade mais justa e por um uso socialmente responsável do planeta em que vivemos. Todavia, acreditamos piamente que haverá algo maior e muito superior a tudo o que possamos construir neste mundo: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada" (Rm. 8.18). Louvado Seja o Senhor!