domingo, 12 de fevereiro de 2012

Texto complementa para a postagem: Liberdade de expressão é direito garantido por lei.


Quando se fala em julgar, a primeira frase de que lembramos é: "não julgue para não ser julgado". Esta frase bíblica é muitas vezes pronunciada e repetida para justificar atitudes erradas, com o objetivo de fazer o impiedoso censor se calar. Não podemos ler versículos, analisá-los individualmente ou fora de contexto. A frase "não julgue para não ser julgado" tem base nos versículos de Mateus 7:1-2, quando Jesus está ensinando a multidão e os discípulos.

Mateus 7:1-5 diz "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."

Jesus enfatiza que uma pessoa não pode condenar outra e enfatiza sobre a atitude de apontar defeitos em uma pessoa a partir de sua própria opinião sem reconhecer os fatos.  Jesus condena o julgamento hipócrita.

Algumas pessoas vivem criticando, sempre procurando e destacando as falhas dos outros, e ainda convidam outros a serem críticos também. Mas a palavra de Deus nos fala que não nos é permitido fazer julgamento calunioso (Mt 7.1,2).
"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa."
Êxodo 23.1

Recentemente fui vítima de alguns julgamentos equivocados. que seria facilmente evitados se as pessoas procurasse ouvir os dois lados e não só aquela que lhe convém.
"Não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo,
sede homens amadurecidos." I Coríntios 14:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário