segunda-feira, 30 de abril de 2012

EDITORIAL



Política tem que ser feita com seriedade, não tem lugar para amadorismo e brincadeira. Dois fatos mim chamaram atenção nesta semana que passou:
 Pessoas que apoia um determinado candidato e depois aos 47 minutos do segundo tempo mudar para outro e muita falta de convicção e ideologia, só por causa de vantagem pessoais, sem avalia as consequência desta ação, que pode prejudica num futuro muito próximo.  Que tipo de líder, articulador politico ou candidato é este? Apoiei o candidato Ademar, pois conheço seu trabalho, acredito no seu projeto  e seu potencial, independentemente de ter a possibilidade de ganha ou não. Diferentemente de uns e outro que apoia só visando o dinheiro...

 Foi noticiada pelo blog do Magno Dantas no dia 27 de abril a seguinte noticia: ENCONTRO ENTRE O RENOVA SÃO LOURENÇO, MARCO ANTONIO(NEGRÃO ABENÇOADO) E SEU GRUPO, ESTABELECE UM NOVO FORMATO AS ELEIÇÕES DE 2012.                                                                                                              O Nome renova vem do verbo renovar que significa Tornar novo, Ou seja esta desvinculados  das práticas políticas ultrapassadas e decadentes dos imperadores imperialista de SLM. Antes de mais nada esta tentativa de união não vai da em nada, por mesmo motivo que não deu certo com Beto do Espam, Marcos é o candidato a prefeito, o renova vai querer a vice? Não. O que Marcos Antônio esta  usando o renova e fazendo divulgação do seu nome. “O pior cego é aquele que não quer ver”. O importante não é a quantidade de apoio que você tem e sim a qualidade dele,muita vezes é  melhor recusar algumas apoios para não compromete a causa.
O Renova São Lourenço começou seus trabalhos bem, mais hoje esta tomando rumos muitos sóbrios, irreconhecível o que tinha para oferece longo no seu início. É preciso que seu lideres, parem para rever seu os rumos que este movimento esta tomando.  "Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador." Caso decidam continua neste caminho mudem o nome do movimento para Oposição com sede de poder.

Resultado do Conselho Tutelar



O Blog Liberta-te 2028, acertou(60%) três dos cinco conselheiros eleitos no ultimo domingo(29).Foi uma eleição aparentemente tranquila, onde  disputaram o pleito 21 candidatos onde votaram cerca de 5.541 votos validos tivemos 111 votos nulos e 32 brancos . A grande supressa positiva foi a vitória de Jair de Tiuma  que obter 460 votos(Eu não imaginava que ganharia) e a supressa negativa e vergonhosa foi do candidato Limoeiro que teve o pior resultado da história do conselho Tutelar, obteve 3 votos, vale salienta que limoeiro teve apoio dos principais blog da cidade(Blog do Mario e Blog do Magno Dantas) e indiretamente da radio de maior sucesso de SLM(Damata FM).
Confira o resultado geral da eleição 2012,do conselho Tutelar e os vencedores.

01 - ELIZANGELA GOMES DE SOUZA DIAS - Eleitar 590 Votos
Eleita
02 - ANA PAULA BATISTA - 585 Votos 
Eleita
03 - PEDRO HENRIQUE BARBOSA DE MELO (Riquinho) - 532 Votos
Eleito
04 - DJAIR JOSE GONÇALVES DE OLIVEIRA (Jair de Tiuma ) - 460 Votos
Eleito
05 - PAULA REJANE DA SILVA RODRIGUES – (Paulinha de João Luiz) - 361 Votos
Eleito
06 - MARIA DO CARMO DOS SANTOS – (CARMINHA) - 334 Votos
Primeiro suplente
07 - ANA LUCIA SOARES DO NASCIMENTO – 300 Votos
Segundo suplente
08 - REGINA NASCIMENTO DA PENHA -291 Votos
Treceira suplencia
09 -EDER SILVA DE ALMEIDA -288 Votos
Quarta suplencia
10 -EDNA MARIA MONTEIRO DE FARIAS -214 Voto
Quinta suplencia
11 -ADEMAR FELICIANO DA SILVA – (DEMA) -201 Votos
12 -ROSENILDA MARIA DA SILVA -199 Votos
13 - ERINALDO JOSE FERREIRA – (NALDINHO)-196 Votos
14 - EGRINALDO JOSE SANTANA DA SILVA – (NÉM DO PIC-NIC) -186 Votos
15 - LOURENÇO PAIXÃO DA SILVA FILHO -177 Votos
16 - RUTE MARIA BALE DA SILVA NASCIMENTO - 150 Votos
17 - LUCICLEIDE BERNARDINO DA SILVA – (LÚCIA BERNARDINO) -124 Votos
18 - KELLI CRISTINA DE FRANÇA -60 Votos
 19 - CLAUDIA MOURA DE LIMA -29 Votos
20 - FABIANO MESQUITA DA SILVA -18 Votos
.21 - JOSE CLAUDIO DO NASCIMENTO FILHO – (JOTHA CLÁUDIO LIMOEIRO) - 03 Votos

domingo, 29 de abril de 2012

Os deuses me revelam o futuro


Os deuses me revelaram através de sonho,os conselheiros eleitos neste domindo.Não necessariamente nesta ordem.São eles:

* ELIZANGELA GOMES DE SOUZA DIAS
* PAULA REJANE DA SILVA RODRIGUES – (PAULINHA DE JOÃO LUIZ)
*MARIA DO CARMO DOS SANTOS – (CARMINHA)
*PEDRO HENRIQUE BARBOSA DE MELO(Riquinho)
*Dema

SINTONIZANDO O LEITO:

Veja todos os locais de votação neste link abaixo e lembre de levar o Titulo de eleito, a carteira de identidade e muita paciência,que você vai precisa.
http://www.slnet1.com/index.php/component/content/article/1281-confira-as-secoes-de-votacao-para-o-conselho-tutelar.html

sábado, 28 de abril de 2012

Exerça sua cidadania neste domingo (amanhã)

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” Artigo 227 da Constituição Federal




Exerça sua cidadania neste domingo (amanhã), participe da eleição do conselho tutelar. Não deixe que as nossas crianças e adolescentes entre para o mundo da criminalidade e ostracismo. O Futuro de SLM está em sua mão. Não Feche os olhos para o problema que está diante de você. Não seja um monstro insensível, como aqueles Chineses.

3 conselhos para acabar com o conflito de gerações


Exame.com – Conviver com colegas de trabalho e chefes não é uma tarefa fácil. Conflitos podem aparecer quando características da geração Y batem com as da geração X, por exemplo. Entretanto, para Celia Spangher headhunter e coach, diretora de gestão do talento da Maxim Consultores, conflitos devem ser enfrentados e não evitados. “É preciso enfrentar um conflito com respeito e tirar o melhor da experiência”, diz.
Para Luiz Cláudio de Lima, professor de gestão de pessoas do Ibmec e consultor organizacional, a maneira com que os profissionais enxergam o trabalho é diferente e, por isso, no dia a dia as opiniões distintas são mais visíveis.
“Jovens da geração Y não aceitam um ‘porque sim’ para que um trabalho seja feito e não gostam de burocracia”, explica. Ao contrário dos profissionais da geração X que, dizem os especialistas, são mais apegados a padrões e regras.
Perspectivas da carreira também mudam de acordo com gerações. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Page Personnel, com 200 profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Levantamento indica que 86,3% dos executivos ouvidos gostariam de trocar de empresa ou área de atuação nos próximos meses.
A faixa etária dos ouvidos, de 20 a 30 anos, poder uma das razões pelo dado. “É característica dos mais jovens de querer um crescimento vertical na carreira e com muita rapidez”, afirma Lima.
Leia abaixo as recomendações que valem para profissionais de qualquer geração:
Trocas
“O primeiro passo é quebrar preconceitos. Às vezes, as pessoas julgam e deixam de observar as habilidades do colega ou chefe”, afirma a gerente da Page Talent, Manoela Costa.
Para Celia esse “mix” de profissionais só tem a acrescentar no ambiente de trabalho, como em projetos em que perspectivas diferentes podem ser abordadas. 
Saia da defensiva
Ser reativo com relação a novas ideias é uma reação dos profissionais mais experientes. Já os mais jovens se fecham com os conhecimentos técnicos e “desprezam” a trajetória e o conhecimento prático adquirido por outros.
A recomendação dos especialistas é simples: aprender a ouvir e aprender.
Mude sua postura
Quando conflitos surgem, Lima sugere que os mais velhos evitem dar ordens e tentar convencer da importância daquela demanda. “É preciso trocar a obediência com o comprometimento do profissional”, diz.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

É neste Domingo,Confira os locais de votação

 
Acontece neste domingo (29), das 09h as 16h a eleição para conselheiro Tutelar de São Lourenço da mata irão disputar o pleito 21 candidatos e terá 7 locais de votação e 35 urnas.
Veja os locais de votação
Escola municipal Apolônio Sales (Centro) com 09 Urnas 
Colégio Hermínio de Moreira Dias (Centro) com 09 Urnas 
Escola municipal Senador Ermírio de Morais ( Tiúma ) com 05 Urnas 
Colégio Municipal Tiradentes (Matriz da Luz) com 05 Urnas 
Escola municipal Rosina Abanca (Parque Capibaribe) com 05 Urnas 
Escola municipal Inácio Gomes (São João e São Paulo) com 02 Urnas

SINTONIZANDO O LEITOR
Curiosidade:

 Diferentemente da eleição para os cargos Executivo e legislativo que usa a urna eletrônica que, diga-se de passagem, é uma tecnologia ultrapassada que esta sendo tocada pela urna biometria. A eleição para o conselho tutela usa as urnas de lona mecanismos rude alvo de falhas, o que pode comprometia a segurança e idoneidade do pleito, além de atrasa o resultado da eleição. A última eleição para o conselho(2009), ficou marcada por muita confusão e desorganização: Primeiro os candidatos foram submetidos de supressa a uma prova de avaliação, onde a maioria ficaram no vermelho, que impossibilitava os candidatos de concorrerem. O prefeito teve de interferir na decisão da comissão organizadora, para anula a prova para os candidatos poderem disputa o pleito. Lembro que muito foram impedido de vota, pois não levaram o titulo de eleitor e a carteira de identidade  O baixa participação popular  nesta eleição é devido a  falta de divulgação; poucas pessoas sabem onde vota, pois não usa as mais de 32 locais de votação e mais 200 urnas que para eleição para prefeito e presidente usamos. Os locais e seções são reduzidos e agrupados, quem vota em lajes onde eles iram votar, pois no dia 29 só terá 7 locais de votação e 35 urnas e lajes não esta relacionado. E mais, SLM tem mais de 64 mil eleitores apitos a votarem se este povo todo quiser votar,como vai ser?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ainda a confussão na casa do Prefeito


 Analizando os fatos:
 ...´´nesta reunião começou bem até o ponto dos questionamentos dos moradores que não ficaram só ouvindo o prefeito falar, agora vamos para os episódios dessa tal reunião onde o prefeito se descontrolou – se no momento que os moradores estava questionando os problemas graves da comunidade, falta d’água na escola, merendas, transporte e etc. o prefeito falou que a COMPESA têm que levar água para a parte de cima da comunidade e a prefeitura se encarrega de fazer um chafariz e neste meio tempo o prefeito Ettore Labanca falou com um tom de voz descontrolado que não aceitava pressão e que não trabalha sobre pressão, e pediu para um dos moradores Luciana Mafra para falar para mil moradores que vai fazer as obras e fim de papo! Como se fizesse de Luciana Mafra de pombo correio! O prefeito pediu ainda que Luciana procurasse uma firma que ele o prefeito pagava para fazer as obras. Depois disso o prefeito falou para o morador Rogério Laurindo  esposo de Luciana que o mesmo arrumasse outro prefeito que prometesse ou se não saísse candidato a prefeito, então Rogério respondeu que não queria um abacaxi desses, foi a gota d’água da discurssão``... Confira o texto na integra no http://radiophcn.blogspot.com.br/ postagem do dia 23.04.012 ou pela postagem deste blog com o titulo:Será.
Algumas observações tem que ser feita: Primeiro, O PHCN omitiu um fato muito impotente, a confusão gira em tomo da moradora Luciana Mafra e seu marido, para  aqueles que não sabem ela é neta do falecido  Mario Mafra uns dos piores ex-prefeitos que  SLM  teve (este fato explica muita coisa). Se o avô dela,tivesse realizados estas obras na gestão(1947-1951) dele, nada disto teria acontecido.
Segundo uma radio como está, deveria mais do que nunca, mostrar profissionalismo e imparcialidade dos fato e não divulga aquilo que só é conveniente. Segundo o PHCN diz que o prefeito tentou censura-lo, então vá ao ministério Público denúncia a suposta tentativa de censura,  já que tem prova visual e testemunhas. Por que já não fez?
Terceiro é de responsabilidade do prefeito resolver o problema da comunidade e não mandar os moradores resolver.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sobre a imprensa



Tenhos uma Imprensa Livre e independente em São Lourenço da Mata?Tire sua proprias comclusões.
Numa democracia, a imprensa não deve ser controlada pelo governo. Os governos democráticos não têm ministros da informação para decidir sobre o conteúdo dos jornais nem sobre as atividades dos jornalistas; não exigem que os jornalistas sejam investigados pelo Estado; nem obrigam os jornalistas a aderir a sindicatos controlados pelo governo.
Uma imprensa livre informa o público, responsabiliza os dirigentes e proporciona um fórum para o debate das questões locais e nacionais.
As democracias apoiam a existência de uma imprensa livre. Um Poder Judiciário independente, uma sociedade civil num Estado de Direito e liberdade de expressão apoiam todos uma imprensa livre. Uma imprensa livre deve ter proteção legal.
Nas democracias, o governo é responsável pelos seus atos. Os cidadãos esperam, portanto, ser informados sobre as decisões que os seus governos tomam em seu nome. A imprensa facilita o "direito de saber", agindo como supervisor do governo, ajudando os cidadãos a responsabilizar o governo e questionando as suas políticas. Os governos democráticos garantem o acesso dos jornalistas a reuniões públicas e a documentos públicos. Não colocam restrições prévias sobre aquilo que os jornalistas podem dizer ou escrever.
 A própria imprensa deve agir com responsabilidade. Através de associações profissionais, de conselhos de imprensa independentes e "ombudsmen", de críticos internos que escutam reclamações públicas, a imprensa responde às reclamações sobre os seus próprios excessos e permanece responsável internamente.
A democracia exige que o público faça escolhas e tome decisões. Para que o público confie na imprensa, os jornalistas devem relatar fatos com base em fontes e informações fidedignas. O plágio e as informações falsas são contraproducentes para uma imprensa livre.
Os órgãos de imprensa devem estabelecer os seus próprios corpos editoriais, independentes do controle do governo, a fim de separar a obtenção e divulgação da informação do processo editorial.
Os jornalistas não devem ser influenciados pela opinião pública, apenas pela busca da verdade, tanto quanto puderem. Uma democracia permite que a imprensa faça o seu trabalho de obtenção e divulgação de notícias sem receio nem favorecimento do governo.
As democracias incentivam uma luta sem fim entre dois direitos: o dever do governo de proteger a segurança nacional e o direito das pessoas à informação, com base na capacidade do jornalista de acesso à informação. Às vezes os governos têm que limitar o acesso à informação considerada demasiado sensível para distribuição geral. Mas os jornalistas numa democracia têm total justificativa para procurarem essa informação.
Fonte:embaixada-americana.org.br

Será?


Acusação muito grave que o PHCN faz contra o atual prefeito de São Lourenço da Mata. Se tem cenas da tentativa de censura por parte do gestor municipal, por que não mostra? Da entender que a Radio e blog PHCN, esta querendo manipular a opinião pública  contra o Prefeito ou esta esperando ganha uma propina para não lança o suposto vídeo?
É dever da imprensa, mostrar a verdade doa a quem doer. Não tem motivos de medo, pois  vivemos numa República Federativa livre, onde a constituição nos garante o direito a liberdade de expressão e o direito de ir e vim... E também mesmo que o prefeito quisesse fazer qualquer tipo de represália, não fará. Pois o mundo está voltado para SLM, devido a copa.
Até onde entendi os moradores foram com o único objetivo de fazer confusão e não de resolve os problemas da comunidade(Será que foram induzido...) SLM já teve mais de 30 prefeito e poucos deles fizeram algum para as comunidades afastadas do centro da cidade. Dizer que o atual gestor só fez a escola é hipocrisia. Da a Cézar o que é de Cézar.
Independentemente de qualquer coisa devemos respeita o prefeito, por 2 motivos básicos: Porque ele é uma autoridade eleita pelo voto soberano do cidadãos São Lourencenses e também por ele ser um idoso.( São considerado idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.)
Vale salienta que nada justifica a atitude de indignação dos moradores, principalmente em ano de eleição. Se não estão satisfeitos com a administração do prefeito, então eleja outro para o cargo. OBS. Importante, agora não troque  meia dúzia de laranjas podres por outras mais podres. Tenha a santa paciência. Use, pense, raciocine e  reflita numa pessoa(candidato) que não esteja vinculados ou tenha a mesma procedência daqueles que estão ai a mais de 40 anos.




SINTONIZANDO O LEITO:

DESATINO...

Reunião com a comunidade da Vila Rural de Constantino na casa do Prefeito Ettore Labanca termina em discussão e descontrole do gestor e a PHCN que quase paga o pato. Por precaução não vamos publicar agora o vídeo ou áudio no momento. Até porque para preservar as partes envolvidas más as palavras publicadas valem mais que uma tonelada!







See full size image
Aconteceu virou notícia!


 
A nossa equipe da rádio Comunitária PHCN e o blog da PHCN acompanharam os moradores da Vila Rural de Constantino tanto na mobilização quanto na primeira reunião com o engenheiro da obra da BR 408, já nesta reunião com o prefeito de São Lourenço da Mata nesta segunda feira dia 23/04/12 no horário das 15 horas já publicada em nosso blog, não teve tanta harmonia, e sim desentendimento e discussões entres as partes, que não deveria acontecer.
Pois bem os moradores entregaram a pauta de reivindicações antigas com cópias dos abaixo assinados dos moradore que já foram publicadas em nosso blog, nesta reunião começou bem até o ponto dos questionamentos dos moradores que não ficaram só ouvindo o prefeito falar, agora vamos para os episódios dessa tal reunião onde o prefeito se descontrolou – se no momento que os moradores estava questionando os problemas graves da comunidade, falta d’água na escola, merendas, transporte e etc. o prefeito falou que a COMPESA têm que levar água para a parte de cima da comunidade e a prefeitura se encarrega de fazer um chafariz e neste meio tempo o prefeito Ettore Labanca falou com um tom de voz descontrolado que não aceitava pressão e que não trabalha sobre pressão, e pediu para um dos moradores Luciana Mafra para falar para mil moradores que vai fazer as obras e fim de papo! Como se fizesse de Luciana Mafra de pombo correio! O prefeito pediu ainda que Lucianaprocurasse uma firma que ele o prefeito pagava para fazer as obras. Depois disso o prefeito falou para o morador Rogério Laurindo  esposo de Luciana que o mesmo arrumasse outro prefeito que prometesse ou se não saísse candidato a prefeito, então Rogério respondeu que não queria um abacaxi desses, foi a gota dágua da discurssão, ai o prefeito Ettore Labanca descontrolado falou nervoso que nenhum outro prefeito fez o que ele fez nesta comunidade e muitos prefeitos passaram e não fizeram nada nesta comunidade! O morador Rogério responderá o senhor só fez o colégio! Com isso o prefeito se irritou mais ainda e falou o colégio e mais sustentação de moradias para varias pessoa e já nervoso olhou para minha pessoa  e falou com essa linguagem,que não fique filmando esse negocio não, e pediu para que alguém tomasse a minha maquina, de imediato segurei a maquina firme e forte e respondi que só se mi matasse! Neste instante todos os moradores se levantaram em defesa não só deles como também da minha pessoa a qual eu agradeço e se retiraram dessa tumultuada reunião, porque não havia mais clima algum para continuar e tudo terminou, só com promessas e nada mais, segundo uma musica de Braga antigo.
Lembrando que nós filmamos seis gravações no inicio o prefeito Ettore Labnca sabia que eu estava filmando e nenhum momento o prefeito questionou sobre a filmagem como radialista comunitário e logo no final quando o mesmo estava nervoso partiu para nós questionando o nosso trabalho de buscar informações e repassar para os nossos ouvintes da rádio e os leitores da rede social.
Esses foram mais um episodio lamentável de falta de postura e de bom senso, descontrole emocional do prefeito Ettore Labanca não só com os moradores quanto a nossa equipe. AGUARDEM MAIORES INFORMAÇÕES DESSE EPISÓDIO.
REPORTAGEM DE HERCULANO DE SOUZA


terça-feira, 24 de abril de 2012

Saiba da importância da Eleição do dia 29


O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Importante esclarecer que a autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. No tocante as decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros, e não apenas por um ou dois deles. No tocante a questões funcionáis: fiscalização do cumprimento de horário de trabalho e demais questões administrativas o Conselheiro tem o dever da publicidade ao órgão administrativo ao qual vincula o Conselho Tutelar, assim como, é dever e função do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fiscalizar a permanência dos pré-requisitos exigidos pelo ECA aos Conselheiros Tutelares, em especial o da idoneidade moral e residência no município, podendo suspender ou mesmo pelo voto de censura demitir Conselheiro que comprovadamente, em processo que assegure direito de defesa e contraditório, e pelo voto da maioria dos Conselheiros (sugerindo-se 2/3 dos membros para maior segurança da deliberação) perca os pré-requisitos.
Conhecer os direitos da criança e do adolescente não é pré-requisito para candidatura a Conselheiro Tutelar. Desconhecê-los porém pode ser motivo para cassação de Conselheiro eleito e em exercício de mandato. Logo, uma vez eleito, o Conselheiro tem o dever de aprender e conhecer profundamente os direitos da Criança e do Adolescente aos quais tem a função de zelar.
Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município,e reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior. Há controversia sobre isto. Havendo um entendimento majoritário de que o Município não pode acrescentar critérios aos pré-estabelecidos pelo legislador federal para candidatura a Conselheiro. Porém, como já dito acima, uma vez eleito, o Conselheiro poderia ser cassado pelo CMDCA se não manter os três critérios, na prática dois, já que nunca terá idade inferior, posteriormente. Não há que se exigir formação superior, porque Conselheiro Tutelar não é técnico e não tem que fazer atendimento técnico, para isto deve requisitar o atendimento necessário. O que o Conselheiro Tutelar precisa é ter bom senso para se fazer presente onde há violação de direitos ou indicios e possibilidades de violação e agir para cessá-la ou eliminar o risco de que ocorra. Para isto não deve fazer, mas requisitar os meios necessários a que se faça. Conselheiro Tutelar não é policial, não é técnico, não é Juiz é apenas o Zelador dos direitos da criança e do adolescente e deve requisitar ações que os garanta ou representar contra sua inobservância ao Ministério Público e Poder Judiciário para que estes façam os mesmos valer, quando administrativamente não conseguirem tal intento.
O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante e lhe assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até definitivo julgamento.

Atribuições do Conselho Tutelar

I- atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts.98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
II- atender e aconselhar pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art.129, I a VII;
III- promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
IV- encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente;
V- encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
VI- providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor do ato infracional;
VII- expedir notificações;
VIII- requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
IX- assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
X- representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, §3º, inciso II, da Constituição Federal;
XI- representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.

Competências do Conselho Tutelar

"Aplicam-se às atividades dos membros do Conselho Tutelar, no exercicio de suas atribuições legais, os parâmetros de competência destinados às atividades da autoridade judiciária (ECA) art. 147."
A competência do Conselho tutelar para prestação de serviços à comunidade é o seu limite funcional(conjunto de atribuições definidas no ECA) e seu limite territorial (local onde pode atuar). Nos casos onde atuam mais de um Conselho Tutelar, os conflitos de competência entre os Conselhos serão resolvidos pelo Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente (CMDCA), a luz das disposições da Lei municipal.
"Em cada município haverá, no minimo, um Conselho Tutelar"(Art. 132).
isso significa que, de acordo com a extensão territorial, a população e a complexidade dos problemas sociais do município, a comunidade local poderá definir em Lei a criação de um único Conselho Tutelar que centralize todo o atendimento municipal ou de vários Conselhos tutelares com áreas geográficas de atuação claramente definidas.
A competência para o exercício das atribuições do(s) Conselho(s) será determinada pela delimitação territorial definida em Lei:
Um Conselho Tutelar: Todo o território municipal, responsável por todos os casos que exigem a sua intervenção no município.É o caso de São Lourenço da Mata.
Mais de Um Conselho Tutelar: Atendimento dos casos especificos de cada região delimitada, (conjunto de bairros, e zonas rural e urbana, etc.) limitando a atuação dos Conselhos ao atendimento dos casos em cada região delimitada.