Um blog (português brasileiro) ou blogue (português europeu)(contração do termo inglês Web log, diário da Web) é um site cuja
estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma
cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog,
podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a
política do blog.
Muitos blogs fornecem
comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais
como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas
da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem
comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte
importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de
criação e edição de blogs são muito atrativos pelas
facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o
conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são
primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias
sociais. Outro formato é o
microblogging, que consiste em blogs com
textos curtos.
Em dezembro de 2007, o motor de
busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais
de 112 milhões de blogs.Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um
significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um
indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto
qualquer.
História
O termo weblog foi
criado por Jorn Barger em 17 de
dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter
Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para
formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral
de seu blogPeterme.com, em abril ou maio de 1999. Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto
como substantivo quanto verbo (to blog ou "blogar", significando "editar ou
postar em um weblog"), aplicando a palavra blogger em
conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à
popularização dos termos.
Origens
Antes do formato blog se
tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como
o Usenet,
serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve,
além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS).
Em 1990,softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram
os diálogos via threads.
O blog atual
é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham
informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram
simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio
código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e
manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de
publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao
aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.
Popularização
A mensagem passou a
modelar o meio, quando no início de 2000,
o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs.
Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma
localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada.
Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era
garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia
então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em
qualquer blog.
Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação
de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de
se comentar em blogs significou uma democratização da
publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se
tornassem escritores.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs,
ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em
ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era
estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares.
Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4
milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogse cerca de
120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of
Blogosphere.
Tipos
Existem diversos
tipos de blogs atualmente. Entretanto é possível dividi-los em
três grandes ramos:
Blogs pessoais
Os blogs pessoais
são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com
postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário.
Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de
comunicação com seus fãs. Exemplos disso são os blogs de Marcelo Tas e Ivete Sangalo.
Blogs corporativos e
organizacionais
Muitas empresas vêm
utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com
clientes.Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja,
profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a
realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades
corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma
mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em
blogs pelo mundo é a Microsoft com um
total de 4500 blogs.
Blogs de gênero
Por fim há blogs com
um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou
grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que
eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos
ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias.
Componentes do blog
Blogger
Blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) ou
ainda blóguer ou bloggersão palavras utilizadas para designar
aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que
está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.
No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (português brasileiro) ou Dia do Blogue (português europeu) (devido
a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a
promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros (português brasileiro) ou
bloguistas (português europeu) .
Artigos
Conhecidos também
como post, a forma substantiva anglófona do verbo
"postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada numweblog/blog.
As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa
na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou
colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção
do blogueiro.
Um artigo deve seguir
a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme
liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de
outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado
juridicamente por aquilo que escreve.
Atualmente, a maioria
dos blogs é compatível com o recurso de inserção de imagens,
vídeos, áudio nos artigos.
Comentários
Um recurso
característico dos blogs é a possibilidade de interação do
visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados.
Fonte: Wikipédia(a enciclopédia Livre)
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