quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Registo de viagem de Marquinhos o representante de SLM,que levou a tocha olímpica


Jackie de Botton registra viagem dos condutores brasileiros da Tocha Olímpica.POR REDAÇÃO - 01/06/2012


Quatro brasileiros participaram do revezamento da tocha olímpica nessa sexta-feira (01.06) em Liverpool, na Inglaterra: Tião dos Santos, protagonista de Lixo Extraordinário, Eduarda Cristina Hubner Cavalcanti (Duda), René Silva dos Santos e Marcos André França da Silva (Marquinhos). Jackie de Botton, produtora do documentário, acompanhou o quarteto na viagem e dividiu com a Vogue os detalhes da emocionante viagem em um diário que você lê abaixo.

Jackie de Botton a caminho de Liverpool(foto acima)

“Não sei se alguém já escreveu uma música ou um poema sobre os dias de maio no Rio de Janeiro, mas deveria. Hoje, dia 29.05, estou embarcando para Liverpool rumo ao carregamento da tocha olímpica! Não é exatamente culpa dos cariocas, mas esta combinação de cores com os desenhos do calçadão fazem com que a gente se sinta blasé e mesmo uma superviagem como esta pode parecer um pouco inoportuna em um dia como estes.
Temos que abrir mão da vida que nós idealizamos para abraçar a vida que está a nossa espera; nunca imaginei que iria acompanhar o carregamento de uma tocha olímpica e muito menos com o grupo tão especial como este: René Silva, Marcos França, Eduarda Cavalcanti e Tião Santos.

Eduarda Cristina Hubner Cavalcanti (Duda), René Silva dos Santos e Marcos André França da Silva (Marquinhos)

Foto acima:Duda e Jackie. Ao lado, Jackie e Tião: rumo a Londres

Dia 29.05: Estes são os quatro representantes do “novo Brasil” que irão carregar a tocha olímpica: Eduarda Cavalcanti, atleta da equipe campeã feminina da Copa Coca-Cola 2011; René Silva, morador do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, que se tornou um símbolo da transformação do Rio como porta-voz da comunidade via mídias sociais durante a instalação de uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora, em 2010; Tião dos Santos, presidente da ACAMJG, um dos líderes do Movimento Nacional de Catadores, e Marcos França, instrutor e ex-aluno do Projeto Coletivo no Centro de Organização Comunitária de Chão de Estrelas, em Recife. Eles foram escolhidos por simbolizarem uma Nação cada vez mais inclusiva, igualitária e geradora de oportunidades.


Dia 30.05: Strawberry Fields Forever: eu esperava um campo de morangos, mas a história não é bem assim. Foi neste portão que Paul MacCartney se inspirou para escrever a letra da famosa canção. Liverpool é viva, uma cidade de pessoas felizes, uma cidade que como o Rio é um porto, e um dos mais ativos da Europa, cheia de rock and roll e de chineses. Foi assim que começou o nosso dia,  na chuvosa cidade dos Beatles.

Dia 310.05: Falando em espírito olímpico, estamos na semana de pentecostes. Para quem como eu não sabia, esta é a semana do ‘espírito santo’ e fomos visitar uma das duas catedrais da cidade (Liverpool é uma das poucas cidades do mundo que  possui duas catedrais). Ao lado, tietagem explicita: o The Cavern é o barzão nota dez em que os Beatles tocavam!

Em primeira mão, o lenço oficial que Londres desenvolveu e cuja renda vai integralmente para projetos sociais na Inglaterra. Ao fundo, as ilustrações das diversas modalidades olímpicas e um leão sobreposto. A inglaterra é aristocracia na veia, castelos, feudos, súditos, tradição e muitos biscoitos amanteigados , cerveja, scones e humor da melhor qualidade. Last call for alcohol: amanhã às 6:45 de pé para o revezamento!

René Silva, uma inglesinha com a bandeira do Brasil, Tião Santos, Jackie de Botton e Marcos André

Dia 01.06: ‘O que os outros objetos não trazem, a tocha traz. Certas coisas só uma tocha olímpica faz com você.’ E assim foi o dia inteiro, essa e outras piadinhas sobre a tocha foram o melhor do dia, junto com todo o entusiasmo da população inglesa que foi em peso prestigiar os carregadores da tocha no bairro de Ainsdale, em Liverpool – entre eles nossos brasileiros Tião, Rene, Duda e Marquinhos.

Jackie, René e Tião com a tocha

A tocha é linda e não nega a origem de um dos melhores designs do mundo, a Inglaterra. A tocha que será usada nos Jogos Olímpicos de Londres foi desenhada por Edward Barber e Jay Osgerby, e ganhou varios prêmios internacionais, inclusive o de melhor design 2012 (prêmio concedido ao estúdio britânico de desenho Barber Osgerby). A tocha de alumínio tem uma pintura dourada,  80 centímetros de largura e pesa 800 gramas, tem 8 mil buracos, que representam as pessoas encarregadas de seu revezamento ao longo das 8 mil milhas (12.874 quilômetros). (JACKIE DE BOTTON, de Liverpool)

René Silva e Tião Santos na concentração para o carregamento e entrando no ônibus oficial do evento. Ao lado, o mascote (muito esquisito para o meu gosto) e, abaixo, as tochas
Os ingleses compareceram em massa para prestigiar o revezamento (que teve até no site da BBC acompanhando o trajeto em tempo real). Nas outras fotos, Marquinhos "sofrendo um ataque"
Fotos: Jackie de Botton

Fonte: Vogue.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário