sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Debatedores divergem sobre abordagem psicológica da homossexualidade



Em audiência tumultuada na Comissão de Seguridade Social e Família, nesta terça-feira (27), com participantes quase expulsos diversas vezes, debatedores ligados a igrejas evangélicas e a movimentos de defesa dos direitos dos homossexuais discordaram, em praticamente tudo, sobre a oferta de tratamento para a homossexualidade, proibida pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1991. O Projeto de Decreto Legislativo 234/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), tema do debate, pretende revogar essa proibição.
Assim como os demais defensores do projeto, João Campos argumentou que a resolução extrapola a competência do conselho e fere a autonomia de psicólogos e pacientes.
Ainda segundo Campos, a medida contraria princípios como o da razoabilidade e do livre arbítrio do ser humano de procurar o profissional que quiser. “Não podemos permitir que essa norma que fere direitos fundamentais persista”, asseverou.
O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), homossexual assumido e veementemente contrário ao PDC, destacou que a Constituição confere poderes ao Congresso apenas para sustar atos do Executivo que extrapolem sua competência de legislar. “O conselho não integra o Executivo; então, a Câmara não tem competência para revogar [a resolução]”, afirmou.
Já o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) disse haver “psicólogos reclamando da resolução, que os impede de fazer seu trabalho”. Esse também foi um argumento utilizado pelo pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. “Todo paciente adulto com saúde mental tem direito de decidir sobre seu próprio corpo”, asseverou. De acordo com Malafaia, a resolução do conselho deve ser “jogada no lixo”.
Tendência internacional
O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Cota Verona, ressaltou que a Resolução 1/99, alvo do projeto de João Campos, “está afinada à posição internacional de não reconhecer a homossexualidade como doença, mas como uma das possibilidades de expressão da sexualidade humana”. Desde 1991, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de doenças.
Verona lembrou que a Lei 5766/71 estabeleceu, ao criar o conselho, que ele “tem poder supremo único” para definir o limite de competência do exercício profissional. “Para que servem então os conselhos e o que fazer das leis que os criaram e definiram suas funções?” questionou.
Porém, a psicóloga Marisa Lobo Alves defendeu mudanças na resolução para que as pessoas possam “receber ajuda quando a procurarem”. Segundo ela, existem, sim, ex-homossexuais. Dentre as causas que levam alguém a pensar que é homossexual sem ser, a profissional afirma estar o abuso na infância. “Ele pode ter comportamento semelhante ao de travesti como forma de defesa ou de compensar marcas decorrentes”, afirmou.
Honestidade
Já as deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) pediram “honestidade no debate”. Feghali ressaltou que a resolução apenas proíbe o tratamento como patologia de comportamentos ou de práticas homoeróticas, assim como terapias não solicitadas.
Ela avaliou que, no debate, todos concordaram que qualquer pessoa com dificuldades pode procurar um psicólogo. “Ou todos concordam que há convergência de opinião ou explicitem o conteúdo homofóbico das suas posições”, sustentou.
Kokay ressaltou que a resolução 1/99 somente reafirma princípios adotados pela OMS, segundo a qual homossexualidade não é doença e, portanto, não pode ser tratada. “Alguns querem esconder seus argumentos homofóbicos em outros argumentos que não se sustentam; nós precisamos ter honestidade”, afirmou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis (ABLGBT), o PDC tem de ser “imediatamente” arquivado. “Se [homoafetividade] for doença, todos têm de ter aposentadoria compulsória”, argumentou.

Íntegra da proposta:
Reportagem – Maria Neves
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Thalía consegue disco de ouro no mesmo dia do lançamento de seu novo CD



Em apenas um dia de ter saido à venda o CD "Habítame Siempre", a mexicana Thalía conseguiu disco de ouro, consagrando seu título de ser a mexicana que mais vende.

Com músicas novas e alguns covers, Thalía volta ao cenário musical, depois de três anos afastada, após o sucesso de "Primera Fila", que a posicionou como uma das cantoras que mais vendem e que a permitiu alcançar um novo público que antes duvidava de seu talento como cantora.

Com clássicas músicas como Bésame Mucho, Muñequita Linda (dueto com Robbie Williams), Como han pasado los años (Com Samo, Leonel García e Chuy Navarro), No Soy el aire e Hoy ten miedo de mi e músicas novas como Habítame Siempre, Atmosfera,La Apuesta (Com Erik Rubín), Dime si Ahora (Com Gilberto Santa Rosa) e Te Perdiste mi amor (Com Prince Royce), a ex-timbiriche conseguiu disco de ouro no mesmo dia do lançamento de seu novo CD "Habítame Siempre", coisa rara no México.

Em entrevista à vários meios de comunicação, a mexicana comentou que este CD é totalmente dedicado à sua mãe, Yolanda Miranda, quem faleceu no ano passado, devido a um derrame cerebral.

Thalía descartou voltar às novelas, a menos que seja um projeto rápido, que não a deixasse envolvida por mais de um ano, e adiantou que como presente de natal queria outro bebê.
Fonte: Oye México
Traduzido por: Suelen Alves (A Diva Thalia)

http://adivathalia.blogspot.com.br/2012/11/thalia-consegue-disco-de-ouro-no-mesmo.html

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

POSTER OFICIAL COPA DO MUNDO 2014


SINTONIZANDO O LEITOR:

È São Lourenço da Mata ?

Felipão na seleção, dez anos depois: ídolo em Portugal, fracasso no Chelsea, aventura no Uzbequistão e 'rebaixado' no Palmeiras



Novo técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari volta ao comando da equipe dez anos após deixa-la coberto pelos louros da conquista do pentacampeonato. Contratado em 2001 como solução para uma equipe pressionada pelos maus resultados e vista com absoluta desconfiança por imprensa e torcida, Felipão chega em um momento da carreira um pouco diferente desta vez. 

Se há dez anos deixou o time sendo considerado o melhor treinador do futebol do país à época ­ além do título, estava respaldado pelos bons resultados conquistados com o Palmeiras -, o gaúcho retorna como solução depois de virar ídolo na seleção portuguesa, fracassar no comando do Chelsea, experimentar o futebol uzbeque, além de ser um dos responsáveis por quebrar o jejum de títulos nacionais do Palmeiras e ‘ajudar’ o time paulista a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.

Saída da seleção e glória em Portugal

Poucos dias após a conquista do pentacampeonato, Felipão confirmou o seu desejo de sair do comando da equipe e procurar novos ares. A oportunidade e o novo desafio surgiram no início de 2003, quando foi convidado para dirigir a seleção portuguesa. Na época, a equipe estava a um ano e meio de sediar a Eurocopa de 2004. 

No processo de montagem da equipe, Felipão tomou uma atitude enérgica ao barrar o goleiro Vítor Baía, ídolo do Porto, e apostar em Ricardo, do Sporting, como titular da equipe lusitana. Mesmo criticado por parte da torcida local pela escolha, o brasileiro persistiu até o fim com a escolha e foi recompensado: na disputa da Euro, Ricardo defendeu pênalti nas quartas de final contra a Inglaterra, além de converter sua batida para classificar Portugal para semifinal.

O título, no entanto, não veio. Na finalíssima, a seleção portuguesa perdeu a partida para a Grécia, em uma das maiores zebras da história da Eurocopa. O tropeço não atrapalhou a permanência de Scolari na equipe. Pelo contrário: prestigiado, classificou o time para Copa de 2006 e fez história mesmo com a eliminação na semifinal: o quarto lugar conquistado foi o melhor resultado da equipe em Mundiais desde 1966.

Em 2008, foi eliminado nas quartas de final da Eurocopa pela Alemanha, no seu último torneio pela equipe. A falta de títulos não atrapalhou na consagração de Felipão, considerado responsável por levantar o moral da seleção e também por ajudar no desenvolvimento da maior estrela portuguesa, o meia-atacante Cristiano Ronaldo. 

O fracasso no Chelsea

Amparado por sete bem sucedidos anos no comando de seleções, Felipão voltou à rotina dos clubes de futebol no dia 8 de julho de 2008, quando foi apresentado oficialmente no Chelsea. O principal objetivo do clube londrino à época era conquistar a sonhada Champions League. Para tanto, o técnico contava com um elenco caro e recheado de estrelas.

Após um início animador ­ vitória por 4 a 0 sobre o Portsmouth -, o trabalho começou a desandar. Os jornais e tabloides locais começaram a noticiar que o técnico e as estrelas do elenco se desentendiam com frequência. O futebol dentro de campo também não agradava, e os resultados em clássicos decepcionavam: foram seis jogos, com dois empates e quatro derrotas (duelos com Arsenal, Manchester United, Liverpool e Tottenham). 

No dia 9 de fevereiro, foi demitido oficialmente pela equipe, que estava em quarto lugar no Campeonato Inglês. Na época, foi a segunda vez que o treinador era dispensado do cargo na carreira ­em 1982, ele perdeu o emprego no CSA, primeiro clube que atuou profissionalmente como técnico. 

Aventura no Uzbequistão

Após um período sabático, Felipão voltou a assinar contrato com uma equipe em junho de 2009. O destino: o desconhecido futebol do Uzbequistão, onde assumiu o comando do Bunyodkor, clube ‘acostumado’ com brasileiros ­ havia sido treinado por Zico e contava em seu elenco com Rivaldo, a quem o treinador havia comandado na conquista do penta em 2002. 

Bancado por empresários do setor petrolífero, o clube apresentou um projeto descrito como irrecusável ¬pelo técnico. E ele não decepcionou: apesar de não ganhar a Liga dos Campeões da Ásia, o time foi campeão com sobras do Campeonato Uzbeque e ainda venceu uma edição da Copa do Uzbequistão. 

Um ano mais tarde, o técnico rescindiu o contrato com os uzbeques e foi comentarista durante a Copa do Mundo de 2010. Foi o início da pavimentação de sua volta ao futebol brasileiro, no Palmeiras.
Palmeiras: polêmicas, reclamações e do céu ao inferno em dois meses

Em julho de 2010, para alegria da torcida palmeirense, Luiz Felipe Scolari foi anunciado como novo treinador do time paulista. Foi o início de um período turbulento para a carreira de Felipão, em que conviveu com muitos bate-bocas com a diretoria do clube, além de dar declarações polêmicas em coletivas.

Uma de suas reclamações mais constantes era em relação aos poucos investimentos que a gestão de Arnaldo Tirone, a partir de 2011, fez para reforçar o elenco. Criticado também pelo pouco retorno que dava para o clube, apesar de seu alto salário, Scolari conseguiu desencantar apenas em no início de julho de 2012, dois anos após sua chegada. 

Com o empate no Couto Pereira contra o Coritiba, o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil e quebrou um jejum de doze anos sem conquistar um título nacional de maior expressão. A alegria pelo troféu, no entanto durou pouco.

Depois da euforia proporcionada pela quebra do jejum, o Palmeiras não conseguiu embalar no Campeonato Brasileiro. Com tropeços consecutivos nas partidas, a torcida começou a perder a paciência e o temor de um novo rebaixamento ressurgiu. Em setembro, no dia 13, foi anunciada a saída do treinador da comando da equipe. Dois meses mais tarde, o time já sob as ‘rédeas’de Gilson Kleina, foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro. 

http://esportes.br.msn.com/copa-2014/noticias/artigo-espn.aspx?cp-documentid=254930200

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reservatórios pernambucanos em estado de alerta



Pernambuco vive a pior estiagem das últimas quatro décadas. E o problema não preocupa só o Sertão e o Agreste, em estado de emergência. Os sete principais reservatórios que abastecem o Grande Recife estão, em média, com 50% da capacidade. Tapacurá, em São Lourenço da Mata, por exemplo, encontra-se em colapso. Pode armazenar 94,2 milhões de metros cúbicos de água. Mas até anteontem, o volume era de 2, 2%.
Segundo o presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, essa situação garante água até junho de 2013. Para ele, a realidade não é confortável, principalmente se o próximo período chuvoso (entre maio e julho), na Zona da Mata e no litoral, não atender às expectativas: 200 milímetros por mês. Existe o risco até da volta do racionamento. O quadro foi apresentado na última quinta-feira, em reunião de análise e previsão climática para o setor norte do Nordeste, no Maranhão.

“Esperamos que a média do período chuvoso do ano que vem seja normal, senão teremos que fazer racionamento de água. Nosso modelo de análise só permite 70% de acerto, num prazo de três meses. Se no fim de julho de 2013, por exemplo, tivermos 80% de todos os reservatórios cheios no Grande Recife, isso garantirá o abastecimento por aproximadamente dois anos.”

O fenômeno meteorológico el niño está diretamente ligado aos períodos de estiagem no Nordeste. A alteração na temperatura das águas do Oceano Pacífico provoca efeitos no clima de todo o mundo. No último período chuvoso do Sertão pernambucano (nov/fev), o evento climático fez com que chovesse 20% abaixo da média.

Apesar dos fatores naturais não estarem contribuindo para o clima de Pernambuco, Marcelo Asfora afirma que, desde 2007, com o início do governo Eduardo Campos, foram investidos R$ 4 bilhões em recursos hídricos no Estado. Antes disso, havia sido somente R$ 600 milhões. “Naquele ano, apenas 400 mil pernambucanos estavam fora do sistema de rodízio de abastecimento. Hoje, são 3,5 milhões. Quase metade da população. Se essa política de investimentos tiver continuidade, em cinco anos não existirá mais racionamento no Estado”, afirma.

Até 2014, entrarão em funcionamento duas novas barragens na RMR: Engenho Pereira, em Moreno, e Engenho Maranhão, entre Escada e Ipojuca. Juntas, têm capacidade de fornecer, aproximadamente, 518 milhões de metros cúbicos por dia. Hoje, esse número é equivalente à metade do que o Grande Recife consome diariamente. Elas atenderão a Região Metropolitana do Recife e Porto de Suape. 


Hoje, a Apac monitora 90% da capacidade de acumulação de água do Estado. Para Marcelo Asfora, nesse cenário de estiagem, a melhor solução ainda é otimizar o uso da água. “Um cidadão da Região Metropolitana do Recife consome cerca de 200 litros de água por dia. A Organização Mundial da Saúde sugere 120.”

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/11/24/reservatorios-pernambucanos-em-estado-de-alerta--64598.php

Deputado Vinícius Labanca recebe resposta positiva da Secretaria de Transportes



Há um mês o Deputado Vinícius Labanca enviou à Secretaria de Transportes do Estado
um ofício solicitando especial atenção e agilidade na recuperação da rodovia PE-20,
que liga Tiúma ao distrito de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata. Diariamente,
passam pela estrada centenas de moradores, que fazem o trajeto a caminho do emprego,
do lazer, dos hospitais, além de servir ao setor agrícola, que escoa suas produções pelo
trajeto. A região conta com um número considerável de engenhos de cana-de-açúcar,
que precisam de infraestrutura básica para o transporte da produção sucroalcooleira.
A resposta da secretaria foi positiva. Em ofício, o secretario Isaltino Nascimento
informou que o trecho indicado pelo Deputado já está inserido no Programa de
Restauração de Rodovias Pavimentadas, sobre a Coordenação do Departamento
de Estradas e Rodagens – DER/PE. O mesmo documento também informou que a
conservação foi recentemente efetuada através do serviço tapa buraco.
O parlamentar está de olhos atentos e trabalha em parceria para que a população
continue sendo atendida com perfeição, acessando com qualidade seus direitos como o
de mobilidade.

http://blogdbrito.blogspot.com.br/2012/11/deputado-vinicius-labanca-recebe.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/xyoqh+(Blog+do+Brito)

SINTONIZANDO O LEITOR:

O deputado também poderia enviar um oficio para secretaria de transportes do estado para completa a pavimentação da rodovia PE-20.O trecho conhecido como estrada de laje que da acesso ao distrito de laje a cidade de Chã de Alegria. Com esta obra feita iria  alavancar o desenvolvimento daquela localidade e desenvolver o turismo, já que o acesso para a Estação Ecológica do Tapacurá é a PE-20.

Inscrições para acompanhar júri popular do caso Jennifer Kloker será nesta sexta



Do NE10
Os interessados em acompanhar o júri popular dos acusados de matar a alemã Jennifer Kloker, 22 anos, realizado no próximo dia 10, podem se inscrever nesta sexta-feira (30), das 13h às 17h, no Salão do Júri da Vara Criminal de São Lourenço da Mata, que fica na Rua Tito Pereira, 267, no Centro do munício, no Grande Recife.

A seleção para ocupar os 39 lugares da plateia será feita em sorteio, marcado para a próxima terça (4), no mesmo local. Os escolhidos serão divulgados em lista afixada no Fórum. O público está proibido de gravar imagem ou som do julgamento.
Das 39 pessoas que vão compor a plateia, 15 vagas são para a população em geral, 17 para estudantes de direito e sete para advogados. Os alunos devem comprovar estar matriculados em alguma instituição de ensino superior. Advogados devem apresentar a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou vínculo funcional na atividade.
LEIA MAIS
» Acusados do assassinato de Jennifer Kloker vão a júri popular no dia 10 de dezembro
» Advogado da principal acusada do caso Jennifer Kloker diz estar preparado para o julgamento
» Caso Jennifer Kloker ainda longe de um desfecho


Vinte lugares foram reservados para familiares das vítimas e dos réus e outros vinte para profissionais da imprensa. Haverá ainda cinco lugares para serem sorteados entre os 18 jurados que forem dispensados após a formação do Conselho de Sentença e que estejam interessados em assistir ao júri.

O CASO - A jovem alemã Jennifer Kloker foi encontrada morta às margens da BR-408, em São Lourenço da Mata, em fevereiro de 2010. Os réus são a sogra da vítima, Delma Freire de Medeiros; o marido dela, Pablo Richardson Tonelli; o sogro, Ferdinando Tonelli; o irmão de Delma, Dinarte Dantas de Medeiros; além do homem acusado de fazer os disparos, Alexandro Neves dos Santos.

No julgamento que será iniciado no próximo dia 10, os cinco responderão por homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e sem dar chance de defesa à vitima) e formação de quadrilha. Delma Freire também é acusada de fraude processual.

http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2012/11/28/inscricoes-para-acompanhar-juri-popular-do-caso-jennifer-kloker-sera-nesta-sexta-383716.php

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Autores lançam livros em homenagem ao centenário dos primeiros cursos da UFRPE nesta quarta (28/11)


A fim de deixar marcas impressas nas comemorações do centenário dos seus primeiros cursos, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por intermédio da equipe da Editora Universitária e da Biblioteca Central, realizam o Lançamento Coletivo de Livros referentes à Instituição. O evento ocorre nesta quarta-feira (28/11), às 17h30, no auditório da Biblioteca da UFRPE.
Na ocasião, a reitora, Maria José de Sena, e o vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão, apresentam, junto aos autores, as seguintes obras:
- A Medicina Veterinária no Tempo Beneditino: Notas para sua história (Gilvan de Almeida Maciel)
- Prédio da Reitoria da UFRPE: Resgate histórico 1935-2009 (Conceição Martins e Maria do Rosário de Fátima de Andrade Leitão)
- A Biodiversidade da Estação Ecológica do Tapacurá: Uma proposta de manejo e conservação (Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Severino Mendes de Azevedo Júnior e Ana Carla Asfora El-Deir)
- Cem Poesias para um Século de História (Rosângela Maria da Silva Lucena – Zanza)
Após breve apresentação dos livros e sessão de homenagens, haverá momento de autógrafos com os autores, acompanhados por violino.
O lançamento das publicações faz parte das comemorações alusivas aos 100 anos da UFRPE, em referência à origem dos primeiros cursos da Instituição, na condição de Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento.
Confira abaixo o resumo das obras:
A Medicina Veterinária no Tempo Beneditino: Notas para sua história é fruto de ampla pesquisa do professor Gilvan de Almeida Maciel, ao buscar promover uma nova interpretação e aclarar certos pontos obscuros da história da Escola Superior de Medicina Veterinária, que originou a UFRPE, ao lado da Escola Superior de Agricultura. O autor investigou documentos e minúcias dessa trajetória, muitas vezes recorrendo a documentos mantidos em sigilo no arquivo do Mosteiro de São Bento, responsável pelas escolas.
Em Prédio da Reitoria da UFRPE, Resgate histórico 1935-2009, as pesquisadoras Conceição Martins e Maria do Rosário de Andrade Leitão evidenciam um importante fragmento da história da UFRPE, a partir de relato pormenorizado da construção e do andamento do Prédio da Reitoria da Instituição.  A linha do tempo traçada pelas autoras não apresenta apenas os aspectos físicos, mas a memória das pessoas que fizeram parte da evolução da Universidade.
Outra parte relevante da Instituição, a Estação Ecológica do Tapacurá, é tratada no livro dos pesquisadores Geraldo Moura, Severino Mendes Júnior e Ana Carla Asfora. Sob o título A biodiversidade da Estação Ecológica do Tapacurá – Uma proposta de manejo e conservação, os autores apresentam uma caracterização taxonômica, geográfica e ecológica da fauna dos vários grupos de animais e plantas pesquisados na Estação da UFRPE. Apresentam dados inéditos sobre levantamentos e aspectos ecológicos realizados em áreas pontuais de Tapacurá.

Já a professora Rosângela Lucena, conhecida como Zanza e integrante do Departamento de Química da UFRPE, homenageia o centenário dos primeiros cursos da Universidade com o livro Cem poesias para um século de história. Na coletânea, cujos poemas foram carinhosamente selecionados pela autora para marcar o período festivo, ela fala das coisas simples, do amor às coisas da terra e às pessoas. Os textos foram retirados de outros quatro livros de sua autoria: Arco-íris de saudade (1992), Gotas de orvalho(1994), Raio de sol (1998) e Cristal (2002), todos lançados pela Editora Universitária da UFRPE.

Envelhecimento elevará gasto público com internações, aponta estudo



O envelhecimento da população fará com que os gastos públicos com assistência ambulatorial no País cheguem a R$ 33,4 bilhões em 2030. Este valor equivalerá a 2,3 vezes os gastos de R$ 14,8 bilhões realizados com estes serviços em 2010.
Os dados constam de levantamento que o Instituto de Estudo de Saúde Suplementar (IESS) divulgou nesta terça-feira (27) no "Seminário Internacional: Projeções do Custo do Envelhecimento no Brasil", realizado na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
De acordo com os autores do estudo, "o cenário em referência se aproxima daquele que considera o crescimento dos gastos totais de acordo com o crescimento previsto da economia de 4% ao ano". O trabalho ainda afirma que os grupos etários que mais contribuirão para o crescimento nos gastos serão os idosos acima de 60 anos e os que menos contribuirão serão as crianças e adolescentes. 
"O cenário que considera a variação das taxas de utilização e dos gastos médios por grupo etário resulta em maior participação relativa dos idosos sobre os gastos totais em 2030, que aumentariam entre 22,4% e 53,3%", mostra o levantamento. Com relação às despesas públicas com assistência hospitalar, segundo o IESS, o maior gasto seria com a retomada das taxas de internação por faixa etária aos níveis observados em 1995 (que foram de 10%), em conjunto com o envelhecimento populacional.
"O gasto esperado é da ordem de R$ 30,1 bilhões, cerca de 2,8 vezes superior ao gasto com internação observado em 2010", afirma o documento. O estudo mostra também que o cenário que contempla o efeito demográfico e a variação das taxas de internação por faixa etária de acordo com a média histórica (cenário de menor utilização) é o único que resulta em gastos esperados menores que os observados em 2010, evidenciando que o efeito negativo da redução nas taxas de utilização sobre os gastos é maior que o efeito positivo relacionado às mudanças demográficas.
"Esse cenário levaria a um gasto de R$ 9,2 bilhões, inferior aos R$ 10,7 bilhões observados em 2010", mostra o estudo.
O trabalho indica que, comparativamente à contribuição relativa observada em 2010, todos os cenários apresentam um aumento da representatividade dos idosos no gasto total. As faixas etárias com maior variação positiva são as de 60 a 69 anos e de 70 a 79 anos.

Efeito demográfico
O estudo mostra ainda que o gasto público com assistência hospitalar e ambulatorial em 2030, considerando apenas o efeito demográfico, será da ordem de R$ 35,8 bilhões ante R$ 25,5 bilhões em 2010. "Se as taxas de utilização e os gastos médios crescerem, o cenário mais plausível, considerando as inovações tecnológicas na área da saúde, é de que o gasto chegará a R$ 63,5 bilhões em 2030, um aumento de 149% em relação a 2010".
Caso a economia cresça 2% ao ano, em 2030 os gastos assistenciais ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) representarão 1,1% do PIB, considerando o envelhecimento populacional e o crescimento nas taxas de utilização e gastos médios por grupo etário. Se a economia crescer 4% ao ano, esses gastos assistenciais irão consumir 0,8% do PIB.

http://noticias.r7.com/saude/envelhecimento+elevara+gasto+publico+com+internacoes+aponta+estudo-27112012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Psy desbanca Bieber, e “Gangnam Style” se torna o vídeo mais visto da história do YouTube



Não, essa notícia não é velha. O clipe oficial do hit “Gangnam Style”, do rapper sul-coreano Psy, só agora se tornou o vídeo mais visto da história do YouTube! Ele já tinha batido o recorde de vídeo mais curtido na rede social em outubro, mas o título de maior número de visualizações era de Justin Bieber, com a música “Baby”. Em quatro meses, o clipe de Psy somou 826,5 milhões de views, enquanto o de Bieber tem 805 milhões em dois anos de publicação. 


http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/11/26/psy-desbanca-bieber-e-gangnam-style-se-torna-o-video-mais-visto-da-historia-do-youtube/

Vice da CBF diz que recebeu dados 'dentro da mais estrita legalidade'


O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, disse nesta segunda-feira (26) que prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta manhã e teve computadores apreendidos por ter contratado um prestador de serviços que se tornou alvo de ação da PF. No começo da noite, Del Nero divulgou nota (veja íntegra abaixo) para explicar que contratou o grupo por não ter indícios de que ele cometia irregularidades. Ele reforçou ainda que o depoimento não teve relação com sua atividade como dirigente de futebol.
"Não se refere a futebol, vou deixar bem claro, a própria polícia já definiu, não se refere também ao meu escritório de advocacia, refere-se a uma informação que eu quis ter de determinada pessoa para poder saber se poderia fazer negócio com ela, apenas isso", afirmou Del Nero ao SPTV.

saiba mais


"E essas informações não são quebras bancárias, quebras de informações telefônicas, não é quebra de informações seja lá quais forem", disse.
Pela manhã, a residência do dirigente foi vistoriada e dois computadores acabaram aprendidos. Além disso, ele foi conduzido à sede da PF, onde prestou esclarecimentos e acabou liberado.

O dirigente foi ouvido na Operação Durkheim, que prendeu suspeitos de participar de duas organizações criminosas envolvidas em violação de dados e em crimes financeiros. Segundo a PF, 87 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados de São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Ao menos 27 pessoas foram presas, segundo a polícia. Ainda de acordo com a polícia, 57 pessoas foram indiciadas. Segundo a PF, o inquérito começou em setembro de 2011 para investigar os desdobramentos da apuração do suicídio de um policial federal em Campinas.

A morte levantou suspeitas sobre a possível utilização de informações sigilosas, obtidas em operações policiais, para extorquir políticos suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações. De acordo com a polícia, a operação foi batizada de "Durkheim", em referência ao sociólogo francês Émile Durkheim, autor do livro "O Suicídio".

Íntegra da nota
Veja abaixo íntegra da nota de Del Nero:
"Nota à imprensa: Operação Durkhein da Polícia Federal
Publicado em 26 de novembro de 2012 às 19h03
Com referência ao meu comparecimento às dependências da Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros - DELEFIN - da Polícia Federal em São Paulo na manhã de hoje, 26/11/2012, para prestar esclarecimentos em inquérito ali instaurado, cumpre esclarecer à opinião pública o seguinte:
1. Em face da necessidade de formalizar situação jurídica de caráter eminentemente pessoal com terceira pessoa (e que nada tem a ver com minhas atividades de direção na Federação Paulista de Futebol, em qualquer outra entidade desportiva ou mesmo com o exercício da advocacia), deliberei obter informações mais detalhadas acerca de sua vida pretérita, de seu comportamento moral e social, bem assim dos eventuais registros forenses em seu nome existentes;
2. Para tanto, contratei empresa prestadora de tais serviços, cujo endereço localizei, entre outras, em publicidade comercial veiculada na rede mundial (internet);
3. Referido prestador de serviços (oferecidos publicamente, o que sugere legitimidade e regularidade), passou, então, a me fornecer algumas informações sobre o comportamento da pessoa indicada, tudo dentro da mais estrita legalidade, inclusive apresentando certidões e informes a todos disponíveis nos registros públicos;
4. Deu-se, então, que em determinado momento foi-me oferecido um relatório sobre mensagens escritas enviadas por essa pessoa a terceiros, o que despertou estranheza e preocupação visto que tal proceder extravasa da normalidade da simples verificação e adentra a órbita do proibido. Foi por essa razão que, diante de um relatório de investigação social que estaria a conter alusão a supostos diálogos captados , dispensei tais serviços, incontinenti;
5. Ocorreu, então, que tal prestadora de serviços veio a cair nas malhas dessa denominada “Operação Durkhein” da Polícia Federal, e em sua sede foram encontrados registros dos serviços que me havia prestado anteriormente. Por tal razão as investigações policiais foram estendidas e culminaram com busca e apreensão de documentos e computadores em minha residência (e até na FPF que nada tem a ver com meus assuntos pessoais);
6. Diante de tal cenário dispus-me a comparecer, espontânea e imediatamente, à sede da Polícia Federal, onde prestei os esclarecimentos que se faziam necessários;
7. Claro que não posso nominar as pessoas envolvidas no episódio em razão do segredo de Justiça decretado naqueles autos, sob pena de cometer violação de sigilo, que constitui delito. Reitero, no entanto, expressa e veementemente, que os fatos nenhuma ligação têm com o Futebol, paulista ou nacional, com qualquer delito financeiro a mim imputável ou com minhas atividades de advogado militante.
É o que me cabe esclarecer publicamente para que ilações equivocadas não se produzam a respeito do ocorrido.
São Paulo, 26 de novembro de 2012.
Marco Polo Del Nero."

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/11/del-nero-diz-ter-contratado-grupo-que-pf-flagrou-em-acoes-ilegais.html

Cigarro "apodrece" cérebro segundo estudo inglês



Redação O POVO Online
Segundo um estudo feito por pesquisadores da universidade King's College London, na Inglaterra, pode-se dizer que o cigarro "apodrece" o cérebro, pois é capaz de danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico.
Alta pressão sanguínea e excesso de peso, também afetam o cérebro, mas não com a mesma intensidade que o fumo. Essa afirmação foi comprovada a partir da pesquisa feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos.
Os cientistas responsáveis pelo estudo, que foi veiculado na revista "Age and Being", disseram que as pessoas precisam ter consciência que o estilo de vida são determinantes na saúde do corpo e da mente.
Os voluntários da pesquisa, todos com mais de 50 anos de idade, foram submetidos a testes de memorização e raciocínio, por exemplo, dizer o maior número de nomes de animais em um minuto. Os testes foram repetidos após quatro anos e mais oito anos depois.
O resultado mostrou uma clara ligação entre ataque cardíaco e derrame com o declínio cognitivo. Os fumantes apresentaram os piores resultados nos testes, junto àqueles que possuem maiores riscos de saúde devido ao estilo de vida.
De acordo com os cientistas, o declínio cognitivo tende a aumentar conforme o organismo vai envelhecendo. No entanto, pessoas que fumam ou não se alimentam bem, podem acelerar de forma significativa esse processo. Essas pessoas são fortes candidatas a terem Alzheimer ou outras doenças relacionadas à demência.

http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/saude/2012/11/26/noticiasaude,2960784/cigarro-apodrece-cerebro-segundo-estudo-ingles.shtml

Rosa Rendall, exposição Carnaval Pernambucano na Câmara de vereadores em São Lourenço da Mata:


A artista plástica, Rosa Rendall, natural de Vitória de Santo Antão e morando em São Lourenço da Mata há vários anos expõe suas obras na parte superior da Câmara de vereadores de São Lourenço da Mata. A iniciativa partiu do atual presidente da Casa, Leonardo Barbosa, que também homenageia a artista com título de cidadã são-lourencense no dia trinta de novembro. Denominada Carnaval Pernambucano, a exposição de Rosa apresenta detalhes das personagens e manifestações carnavalescas nas suas obras em óleo sobre tela. Carnaval Pernambucano ficará em exposição até sexta-feira, podendo ser visitada das 8:00 horas às 17:00 horas.

http://medeirosjacauna.blogspot.com.br/2012/11/rose-rendall-exposicao-carnaval.html

sábado, 24 de novembro de 2012

Norte, Nordeste e Centro-Oeste aumentam participação no PIB nacional


Imagem www.imam.com.br


Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Consideradas as regiões mais pobres do país, o Norte o Nordeste aumentaram a contribuição no Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todos os bens e serviços do país ), entre 2002 e 2010. No Norte, a participação subiu de 4,7% para 5,3% (aumento de 0,6 ponto percentual) e, no Nordeste, de 13% para 13,5% (alta de 0,5 ponto percentual).
Os dados fazem parte da pesquisa Contas Regionais do Brasil 2010, divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, no Centro-Oeste, também houve aumento da contribuição, de 8,8%, em 2002, para 9,3%, em 2010 (elevação de 0,5 ponto percentual).
No mesmo período, diminuíram a participação no Produto Interno Bruto o Sul (de 16,9% para 16,5%, queda de 0,4 ponto percentual) e o Sudeste (56,7% para 55,4%, redução de 1,3 ponto percentual).
Segundo a pesquisa, oito estados continuam concentrando 77,8% das riqueza do país e São Paulo continua responsável pela maior contribuição, com 33,1% do PIB. Entre os estados, Roraima deu a menor contribuição para o cálculo, 0,2%.
De acordo com o IBGE, no Norte do país, o aumento refletiu a valorização dos preços internacionais do minério de ferro exportado pelo Pará, que puxou o crescimento da economia da região, além do aquecimento da indústria no Amazonas e da agropecuária em Rondônia.
Na Região Nordeste, o Maranhão, com o menor PIB per capita do país (R$ 6.888,60), consolidou-se como maior produtor de soja do Brasil, influenciando o resultado da região. Também teve impacto no aumento da participação do Nordeste no PIB o avanço do setor de serviços no Ceará, principalmente o comércio.
A contribuição do Centro-Oeste no PIB está relacionada ao agronegócio e aos altos salários em Brasília. O Distrito Federal contribuiu com renda mais alta por pessoa no país, R$ 58.489,46.
Ao divulgar os dados, o IBGE informou que os indicadores do PIB regional serão atualizados em breve com base na revisão do Sistema de Contas Nacionais, que está em curso.

Edição: Juliana Andrade // A matéria foi ampliada às 11h03

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Câncer infantil: diagnóstico precoce e quimioterapia permitem cura de até 80%


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, todos os anos, cerca de 9 mil casos de câncer infantil são detectados no país. Os tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos) e os linfomas (que se originam nos gânglios). A boa notícia é que o diagnóstico precoce e a quimioterapia, juntos, representam a principal arma contra a doença e permitem índices de cura que chegam a 80%.
No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, lembrado hoje (23), a onco-hematologista e diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília, Isis Magalhães, lembrou que a doença em crianças é diferente da diagnosticada em adultos. Nas crianças, as células malignas são geralmente mais agressivas e crescem de forma rápida. Os tumores dificilmente são localizados e o tratamento não pode ser feito com cirurgia, destacou a especialistas, em entrevista à Agência Brasil.
Outra peculiaridade do câncer infantil é que não há forma de prevenção, uma vez que não é possível explicar a razão do surgimento dos tumores. Isis alertou que os sinais da doença podem ser facilmente confundidos com os de quadros bastante comuns em crianças, como infecções. Alguns exemplos são o aparecimento de manchas roxas na pele e anemia. Os sintomas, entretanto, devem se manifestar por um período superior a duas semanas para causar algum tipo de alerta.
“É preciso saber identificar quando aquilo está passando do limite e quando é normal. Afinal, qual criança não tem uma mancha roxa na canela de vez em quando? Dependendo da situação, a lista de sinais causa mais desespero nos pais do que ajuda”, explicou. A orientação, segundo ela, é levar as crianças periodicamente ao pediatra.
Isis também defende que os próprios oncologistas pediátricos orientem profissionais de saúde da rede básica sobre os sinais de alerta do câncer infantil. A ideia é que o pediatra geral e o agente de saúde, por exemplo, sejam capazes de ampliar seu próprio grau de suspeita, prescrever exames mais detalhados e, se necessário, encaminhar a criança ao especialista.
“A doença não dá tempo para esperar. É preciso seguir o protocolo à risca, porque essa é a chance da criança. O primeiro tratamento tem que ser o correto”, disse. Isis destacou também a importância de centros especializados de câncer infantil, já que a doença precisa ser combatida por equipes multidisplinares, compostas por oncologistas, pediatras, neurologistas, cardiologistas, infectologistas e mesmo psicólogos, odontólogos e fisioterapeutas, além do assistente social.
Luziana Alves de Carvalho, de 29 anos, conhece bem essa rotina de especialistas e exames oncológicos. O filho Madson foi diagnosticado com leucemia pela primeira vez quando tinha apenas 3 anos. Enfrentou sessões de quimioterapia, ficou livre da doença, mas, aos 7 anos, ela voltou. Durante os quatro anos de luta contra o câncer, o menino só conseguiu frequentar o primeiro ano da pré-escola.
Antes de iniciar o tratamento na capital federal, a família morava no município de Santa Maria da Vitória (BA). “Nunca tinha ouvido falar em leucemia. Nem sabia muito bem o que era o câncer. No interior, não temos essas coisas. Os médicos diziam que ele tinha uma infecção na garganta ou uma virose”, contou Luziana. Os sintomas iniciais apresentados pelo menino eram manchas roxas no corpo, dor de estômago e muito cansaço.
Atualmente, Madson está bem de saúde. A próxima sessão de quimioterapia está prevista para o dia 4 de dezembro e a última deve se ser em janeiro de 2013. Os planos de Luziana para o Ano-Novo da família incluem voltar para a Bahia com o filho curado e matricular o menino na escola. “Ele sente muita falta de casa e chora pedindo para assistir à aula. Se Deus quiser, vai dar certo.”

Edição: Tereza Barbosa

Já foi tarde!



CBF demite Mano Menezes e anunciará novo técnico em janeiro


Mano Menezes foi demitido pela CBF e não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero, e o diretor de Seleções, Andrés Sanches. A entidade confirmou a informação em seu site, às 16h06m, e comunicou que toda a comissão técnica foi afastada. O novo comandante será apresentado apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) estão cotados.
Mano foi comunicado da decisão por Andrés logo após a reunião. O treinador está em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão no momento. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como susbtituto de Dunga.
No comunicado oficial desta sexta, a CBF informou que o técnico da Seleção sub-20, Emerson Ávila, continua no cargo, enquanto Márcio Oliveira assume o comando da equipe feminina.
Pouco depois, em entrevista coletiva, Adrés disse que, apesar de ter sido contra a demissão de Mano, irá permanecer no cargo de diretor de Seleções.
A era Mano Menezes: 102 convocados

saiba mais


No comando da Seleção principal em 33 partidas, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o cargo apenas com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa.
Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.



No total, Mano convocou 102 jogadores diferentes depois que substituiu Dunga. O principal nome desta fase foi Neymar, que ficou fora do Mundial da África do Sul, estreou junto com Mano e terminou a era Mano como artilheiro da Seleção: 17 gols em 27 jogos. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, que também iniciou sua carreira com a amarelinha com grande atuação no 2 a 0 sobre os Estados Unidos em 10 de agosto de 2010, perdeu espaço e estava fora dos planos do treinador recentemente.
Poucos jogadores da Copa de 2010 continuaram no grupo. O zagueiro Thiago Silva, o meia Kaká, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Ramires foram os remanescentes para o período de renovação promovido por Mano de olho no Mundial no Brasil. Além de Neymar, a Seleção passou a contar com nomes como Oscar, Lucas, Leandro Damião, David Luiz, Paulinho e Hulk frequentemente na lista de convocados do treinador.
O primeiro grande teste de Mano foi a Copa América do ano passado, na Argentina. Sem apresentar grandes atuações, a Seleção acabou eliminada nos pênaltis pelo Paraguai nas quartas de final, com cobranças erradas de Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred.

Mesmo com o fracasso, o técnico foi mantido pela CBF e sobreviveu também à mudança na presidência da entidade: saiu Ricardo Teixeira, entrou José Maria Marin em março de 2012. Pressionado, o técnico viajou para Londres neste ano em busca do ouro inédito. O time chegou à final, mas voltou para casa sem a sonhada medalha: derrota de 2 a 1 para o México na decisão em Wembley.
O fraco desempenho nos duelos com seleções tradicionais pesou contra Mano. Foram cinco derrotas, dois empates e duas vitórias (ambas no Superclássico das Américas contra a Argentina, quando as equipes só podiam contar com jogadores que atuassem nos dois países): Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).
Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro; e 13º em novembro.
Além de artilheiro, Neymar também foi o jogador que mais atuou sob o comando de Mano. O craque do Santos entrou em campo em 27 oportunidades, contra 25 do capitão Thiago Silva. O segundo goleador é Alexandre Pato, que balançou a rede oito vezes.
A maior decepção da era Mano foi Ganso. Agora no São Paulo, o meia sofreu com contusões no Santos e demorou a recuperar espaço na Seleção. Após a boa estreia, não aproveitou as oportunidades que recebeu, mal apareceu nas Olimpíadas e foi desbancado por Oscar, que cresceu de produção e passou a ser destaque também no Chelsea.
Entre os veteranos, a primeira grande aposta do treinador foi Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser chamado após algumas boas exibições no Flamengo em 2011. Porém, o atual ídolo do Atlético-MG também não caiu nas graças do técnico e foi esquecido nas últimas listas. Por outro lado, Kaká acabou ganhando as primeiras chances neste ano e passou a ser nome forte para a Copa das Confederações.
A demissão do treinador foi anunciada por Marin nesta sexta, dois dias após a conquista do Superclássico das Américas. No jogo de ida, em Goiânia, no dia 20 de setembro, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 1 em partida marcada por vaias da torcida contra Mano e pedidos por Luiz Felipe Scolari. A volta seria em outubro na cidade argentina de Resistencia, mas o confronto foi adiado por causa de um apagão no estádio quando as equipes já estavam em campo.
Apesar de a CBF ter manifestado o desejo de ver a Seleção declarada bicampeã do Superclássico, a Conmebol remarcou a final do torneio para a última quarta, na Bombonera. O Brasil perdeu por 2 a 1 no tempo normal e conseguiu o bi do torneio com 4 a 3 nos pênaltis.

Confira todos os jogos da era Mano Menezes na Seleção principal (sem olímpica):
DATA
JOGO
COMPETIÇÃO
LOCAL
10/08/2010
Brasil 2 x 0 Estados Unidos
Amistoso
Nova Jersey (EUA)
07/10/2010
Brasil 3 x 0 Irã
Amistoso
Abu Dhabi (Emirados)
11/10/2010
Brasil 2 x 0 Ucrânia
Amistoso
Derby (Inglaterra)
17/11/2010
Brasil 0 x 1 Argentina
Amistoso
Doha (Qatar)
09/02/2011
Brasil 0 x 1 França
Amistoso
Paris (França)
27/03/2011
Brasil 2 x 0 Escócia
Amistoso
Londres (Inglaterra)
04/06/2011
Brasil 0 x 0 Holanda
Amistoso
Goiânia
07/06/2011
Brasil 1 x 0 Romênia
Amistoso
São Paulo
03/07/2011
Brasil 0 x 0 Venezuela
Copa América
La Plata (Argentina)
09/07/2011
Brasil 2 x 2 Paraguai
Copa América
Córdoba (Argentina)
13/07/2011
Brasil 4 x 2 Equador
Copa América
Córdoba (Argentina)
17/07/2011
Brasil 0 x 0 Paraguai
Copa América
La Plata (Argentina)
10/08/2011
Brasil 2 x 3 Alemanha
Amistoso
Stuttgart (Alemanha)
05/09/2011
Brasil 1 x 0 Gana
Amistoso
Londres (Inglaterra)
14/09/2011
Brasil 0 x 0 Argentina
Superclássico
Córdoba (Argentina)
28/09/2011
Brasil 2 x 0 Argentina
Superclássico
Belém
07/10/2011
Brasil 1 x 0 Costa Rica
Amistoso
San José (Costa Rica)
11/10/2011
Brasil 2 x 1 México
Amistoso
Torreón (México)
10/11/2011
Brasil 2 x 0 Gabão
Amistoso
Libreville (Gabão)
14/11/2011
Brasil 2 x 0 Egito
Amistoso
Doha (Qatar)
28/02/2012
Brasil 2 x 1 Bósnia
Amistoso
St.Gallen (Inglaterra)
26/05/2012
Brasil 3 x 1 Dinamarca
Amistoso
Hamburgo (Alemanha)
30/05/2012
Brasil 4 x 1 Estados Unidos
Amistoso
Washington (EUA)
03/06/2012
Brasil 0 x 2 México
Amistoso
Dallas (EUA)
09/06/2012
Brasil 3 x 4 Argentina
Amistoso
Nova Jersey (EUA)
15/08/2012
Brasil 3 x 0 Suécia
Amistoso
Estocolmo (Suécia)
07/09/2012
Brasil 1 x 0 África do Sul
Amistoso
São Paulo
10/09/2012
Brasil 8 x 0 China
Amistoso
Recife
19/09/2012
Brasil 2 x 1 Argentina
Superclássico
Goiânia
11/10/2012
Brasil 6 x 0 Iraque
Amistoso
Malmo (Suécia)
16/10/2012
Brasil 4 x 0 Japão
Amistoso
Breslávia (Polônia)
14/11/2012
Brasil 1 x 1 Colômbia
Amistoso
Nova Jersey (EUA)
21/11/2012
Brasil 1 (4) x (3) 2 Argentina
Superclássico
Buenos Aires (Argentina)


http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/11/mano-nao-e-mais-tecnico-da-selecao.html