Informação do Site Christina Aguilera Brasil
Como divulgado recentemente, Christina está na capa da Billboard desse mês, confira em primeira mão a tradução completa da matéria que acompanha a revista.
Como divulgado recentemente, Christina está na capa da Billboard desse mês, confira em primeira mão a tradução completa da matéria que acompanha a revista.
A Ressurreição de Christina
Aguilera
Billboard, 29 de Setembro.
Billboard, 29 de Setembro.
Christina Aguilera não se
sente dessa maneira á uma década. A cantora está refletindo sobre os dois anos
movimentados que antecederam o lançamento do seu quinto álbum de estúdio,
“Lotus”, em sua casa em Los Angeles – um período que anunciava o fracasso comercial
de seu álbum “Bionic”, um divorcio de seu marido Jordan Bratman, o lançamento
de seu primeiro filme, “Burlesque” e sua trilha sonora, suas temporadas de
grande sucesso como treinadora no programa na NBC, “The Voice” e sua
colaboração no mega-hit do Maroon 5, “Moves Like Jagger”.
A última vez que ela se sentiu
tão inspirada, o resultado veio em 2002 com Stripped, uma ruptura criativa que
ajudou Aguilera a se distanciar de seus colegas do pop adolescente e produzir
sucessos memoráveis como “Beautiful”, “Dirrty” e “Fighter”.
Esperado para 13 de novembro
pela RCA, “Lotus” trata do “renascimento” que Aguilera sofreu tanto
pessoalmente como profissionalmente, optando por não trabalhar com parceiros de
longa data como a compositora Linda Perry em prol de novos colaboradores como
Alex Da Kid, Sia , Candice Pillay e até mesmo o produtor pop Max Martin, em seu
primeiro single “Your Body”, que chegou ás rádios e ao iTunes semana passada e
alcançou o número 33 na Billboard Mainstream Top 40 esta semana.
Como em Stripped, Aguilera
mergulhou em muitos gêneros, desde o dance-pop em “Your Body” e “Make the World
Move” (dueto com Cee Lo Green, seu colega do “The Voice”), baladas conduzidas
por um piano (“Sing for Me,” “Blank Page” – Colaboração com Sia) e uma pitada de
rock em hinos fortificantes (“Army of Me,” “Cease Fire”). O álbum ainda abre
com uma faixa com samples de “Midnight City” do grupo M83 onde Aguilera resolve
“Deixar o passado para trás / Dizer adeus para criança assustada em seu
interior”.
Alex Da Kid, que se uniu
primeiro com Aguilera para Castle Walls no álbum “No Mercy” do TI, trabalhou
com Aguilera em várias partes de Lotus acompanhado do compositor Pillay, muitas
das quais foram gravadas no seu estúdio em casa. “Eu tenho trabalhado com
pequenas e grandes pessoas, e as mais tradicionais tendem a ficar presas em
suas maneiras e dizem que não estão abertos a criticas”, diz Alex Da Kid. “Ela
definitivamente tinha uma opinião forte, mais ela opta pela melhor ideia da
sala. Isso é raro em alguém que tem tanto sucesso”.
Com Aguilera praticamente
vivendo na Costa Oeste durante o período que antecedeu a liberação de Lótus
para terminar de gravar a atual temporada do “The Voice”, parece que teremos
uma programação promocional agressiva baseada em Los Angeles durante os
próximos meses, esperando participações nos programas “The Tonight Show with
Jay Leno”, “The Ellen DeGeneres Show” e “Jimmy Kimmel Live!” além da divulgação
do vídeo de “Your Body” no The Voice, bem como uma performance durante a semana
de lançamento do álbum.
“Ninguém sabe melhor do que
Christina que o sucesso não vem simplesmente pelo fato de se ter voz, mas de
crer e confiar nessa voz”, disse Mark Burnett produtor do “The Voice”. “Esse
conhecimento e experiência faz dela uma treinadora incrivelmente estimulante,
uma que não só desafia seus artistas, mas encoraja e inspira-los a
desafiar-se.”
O The Voice está ganhando em audiência do X-Factor, mas como o show muda o tempo todo, a cantora confirmou que estaria dando uma pausa na quarta temporada, que irá ao ar na próxima primavera, com Shakira preenchendo sua cadeira (e Usher a de Cee Lo Green). Ela está ansiosa para voltar para a estrada pela primeira vez desde 2007, com a turnê Back To Basics, tendo cancelado a turnê Bionic de 2010 devido à fraca venda de ingressos. “Foi uma alegria participar dessa jornada, para inspirar e fazer parte desses novos cantores que estão surgindo na indústria… mas comecei a me preocupar de não ter tempo de ser uma artista de novo”, diz ela “Mas eu estava começando a ficar realmente preocupada se eu não teria tempo para ser uma artista novamente”.
O The Voice está ganhando em audiência do X-Factor, mas como o show muda o tempo todo, a cantora confirmou que estaria dando uma pausa na quarta temporada, que irá ao ar na próxima primavera, com Shakira preenchendo sua cadeira (e Usher a de Cee Lo Green). Ela está ansiosa para voltar para a estrada pela primeira vez desde 2007, com a turnê Back To Basics, tendo cancelado a turnê Bionic de 2010 devido à fraca venda de ingressos. “Foi uma alegria participar dessa jornada, para inspirar e fazer parte desses novos cantores que estão surgindo na indústria… mas comecei a me preocupar de não ter tempo de ser uma artista de novo”, diz ela “Mas eu estava começando a ficar realmente preocupada se eu não teria tempo para ser uma artista novamente”.
“Mark deixou muito claro que
estas cadeiras serão sempre nossas”, diz ela. “Ele disse, “Eu entendo que a
única razão do programa funcionar e se ele não ficar obsoleto. E ele compreendeu
totalmente que eu precisava de algo para preencher minha alma criativa, e disse
‘esta cadeira será sempre sua para voltar sempre que você quiser,
faça o melhor para você‘.”.
No entanto, apesar de Lótus a
manter distante do The Voice, provavelmente não será permanente. “Eu
provavelmente vou estar de volta. Eu só preciso fazer as minhas coisas por um
minuto, então eu posso voltar a ser uma treinadora muito melhor. Só preciso de
um segundo para voltar a ser eu”.
“Lotus” é um título sugestivo para o seu novo álbum, devido aos
acontecimentos na sua carreira e vida pessoal durante os últimos dois anos. O
que significa esse nome significa para você?
Este álbum representa uma celebração de um novo eu, e para mim o Lotus sempre representou esta flor inquebrável que resiste a todas as condições climáticas adversas ao seu redor, que resiste ao tempo e continua linda e forte ao longo dos anos. Uma vez que eu comecei escrever minhas próprias músicas, começando com Stripped, eu tentei o tanto quanto pude promover a força e inspirar as pessoas com essa mensagem. E agora eu estou em lugar com 31 anos, onde a última vez que me senti assim foi quando eu tinha 21 anos com Stripped, eu ainda tenho muito a dizer e muito a expressar.
Este álbum representa uma celebração de um novo eu, e para mim o Lotus sempre representou esta flor inquebrável que resiste a todas as condições climáticas adversas ao seu redor, que resiste ao tempo e continua linda e forte ao longo dos anos. Uma vez que eu comecei escrever minhas próprias músicas, começando com Stripped, eu tentei o tanto quanto pude promover a força e inspirar as pessoas com essa mensagem. E agora eu estou em lugar com 31 anos, onde a última vez que me senti assim foi quando eu tinha 21 anos com Stripped, eu ainda tenho muito a dizer e muito a expressar.
Algumas das músicas de Lotus têm temática semelhante ás de
“Stripped”, isso também foi intencional?
Absolutamente. Há uma canção chamada “Army of Me” que é uma espécie de “Fighter 2.0″. Há uma nova geração de fãs, um público mais jovem que não pode me acompanhar em todo caminho, mas que me veem agora no programa. Eu sinto que cada geração deve ser capaz de desfrutar e ter seu pedaço de “Fighter” dentro deles. Desta vez, o jeito que veio musicalmente junto, só parecia certo para este tempo e esta geração. Sempre vai haver um lutador em mim superando alguns obstáculos e algumas barreiras.
Absolutamente. Há uma canção chamada “Army of Me” que é uma espécie de “Fighter 2.0″. Há uma nova geração de fãs, um público mais jovem que não pode me acompanhar em todo caminho, mas que me veem agora no programa. Eu sinto que cada geração deve ser capaz de desfrutar e ter seu pedaço de “Fighter” dentro deles. Desta vez, o jeito que veio musicalmente junto, só parecia certo para este tempo e esta geração. Sempre vai haver um lutador em mim superando alguns obstáculos e algumas barreiras.
“Lotus” também é um retorno para colocar seus vocais na frente de
uma maneira que você nem sempre fez em Bionic de 2010. O que você aprendeu com
essa experiência?
Com Bionic eu fui plenamente com [a idéia], “Eu estou indo para experimentar e não ser comercial ou pop.” Eu queria brincar com sons e texturas diferentes da minha voz ao trazer uma forma de sentimento eletrônico, porque isso é o que eu estava ouvindo muito na época. E foi uma explosão.
Com Bionic eu fui plenamente com [a idéia], “Eu estou indo para experimentar e não ser comercial ou pop.” Eu queria brincar com sons e texturas diferentes da minha voz ao trazer uma forma de sentimento eletrônico, porque isso é o que eu estava ouvindo muito na época. E foi uma explosão.
Você ficou desapontada com a forma como foi recebido?
Posso dizer com orgulho que estava à frente de seu tempo, para ser honesta. Não foi tão comercializado. Você tinha que ser realmente um amante da música, ser um verdadeiro fã de música e do amor e estar aberto para apreciar realmente esse álbum. É apenas uma peça especial no meu conjunto de trabalho que vai viver para sempre. Quanto mais velho fica o registro mais as pessoas vão vir para realmente apreciá-lo e conferi-lo.
Posso dizer com orgulho que estava à frente de seu tempo, para ser honesta. Não foi tão comercializado. Você tinha que ser realmente um amante da música, ser um verdadeiro fã de música e do amor e estar aberto para apreciar realmente esse álbum. É apenas uma peça especial no meu conjunto de trabalho que vai viver para sempre. Quanto mais velho fica o registro mais as pessoas vão vir para realmente apreciá-lo e conferi-lo.
Como sua experiência com “The Voice” a influenciou como artista?
Vendo todos os cantores, você realmente fica cara a cara com um monte de pessoas e companheiros de equipe, especialmente nesta temporada que você vai conhecer, que são predominantemente mais jovem. Isso é inspirador, porque eles vêm até você e eles são tão grandes fãs e dividem com você qual música mais os tocaram e como aprenderam e dissecaram cada single. Como vocalista isso me trouxe de volta, “Sim, é o que eu costumava fazer com meu disco de Whitney Houston, Mariah Carey e Etta James.” Ela traz de volta um lugar onde ele se torna a sua responsabilidade pessoal para influenciar a próxima geração com mais informações sobre a aprendizagem de cada nota intrincada. É por isso que uma música chamada “Sing for Me” é uma canção especial. É uma daquelas músicas dos cantores onde, se você não é o vocalista, você não pode mexer com essa canção.
Vendo todos os cantores, você realmente fica cara a cara com um monte de pessoas e companheiros de equipe, especialmente nesta temporada que você vai conhecer, que são predominantemente mais jovem. Isso é inspirador, porque eles vêm até você e eles são tão grandes fãs e dividem com você qual música mais os tocaram e como aprenderam e dissecaram cada single. Como vocalista isso me trouxe de volta, “Sim, é o que eu costumava fazer com meu disco de Whitney Houston, Mariah Carey e Etta James.” Ela traz de volta um lugar onde ele se torna a sua responsabilidade pessoal para influenciar a próxima geração com mais informações sobre a aprendizagem de cada nota intrincada. É por isso que uma música chamada “Sing for Me” é uma canção especial. É uma daquelas músicas dos cantores onde, se você não é o vocalista, você não pode mexer com essa canção.
“Your Body” marca a sua primeira vez trabalhando com Max Martin, o
que é surpreendente para um monte de pessoas que receberam a era teen-pop, onde
você teve o seu início.
[Risos] Max é lendário no negócio. Ele sempre soube sobre mim, mas nossos trajetos não se cruzaram. Eu acho que quando eu comecei, você ouviu o nome dele com Backstreet Boys, ‘N Sync, Britney Spears – esse estilo era justamente o qual eu queria me distanciar. Se você olhar para o que eu fiz no passado [depois da minha estreia], eu sempre tento fazer coisas que me desafiam e desafiar o ouvinte também. Poderíamos ter trabalhado 10 anos atrás? Não tenho certeza. Levamos uma década na mesma empresa e observando um ao outro a distância, portanto, nós agora nos unimos e respeitamos nossa ética de trabalho, e como gostamos de ser ouvidos e fizemos um casamento disso, eu acho “Your Body” é o melhor ponto culminante disso tudo.
[Risos] Max é lendário no negócio. Ele sempre soube sobre mim, mas nossos trajetos não se cruzaram. Eu acho que quando eu comecei, você ouviu o nome dele com Backstreet Boys, ‘N Sync, Britney Spears – esse estilo era justamente o qual eu queria me distanciar. Se você olhar para o que eu fiz no passado [depois da minha estreia], eu sempre tento fazer coisas que me desafiam e desafiar o ouvinte também. Poderíamos ter trabalhado 10 anos atrás? Não tenho certeza. Levamos uma década na mesma empresa e observando um ao outro a distância, portanto, nós agora nos unimos e respeitamos nossa ética de trabalho, e como gostamos de ser ouvidos e fizemos um casamento disso, eu acho “Your Body” é o melhor ponto culminante disso tudo.
Você já manifestou interesse em fazer uma pausa do “The Voice” em
um futuro próximo. Quando isso poderia abrir sua agenda para uma turnê?
Nós ainda estamos tentando desvendar isso. Meus fãs merecem me ver voltar para a estrada. Vai ser emocionante para mim. A estrada é um monte de trabalho. Eu quero ter certeza de que o momento é certo e que eu estou totalmente pronta para ir, caso contrário eu teria que retirar bilhetes, se eu não estou sentindo isso. Eu quero pressionar o fato de que eu quero estar sentindo isso antes de eu sair.
Nós ainda estamos tentando desvendar isso. Meus fãs merecem me ver voltar para a estrada. Vai ser emocionante para mim. A estrada é um monte de trabalho. Eu quero ter certeza de que o momento é certo e que eu estou totalmente pronta para ir, caso contrário eu teria que retirar bilhetes, se eu não estou sentindo isso. Eu quero pressionar o fato de que eu quero estar sentindo isso antes de eu sair.
Voltando para a atual temporada de “The Voice”, o que tem sido
emocionante para você até agora?
Na verdade, estou muito animada com esta temporada em particular. É absolutamente o grupo mais jovem e faminto de energia que tivemos até agora, esta pequena geração de futuros pop stars. No ano passado, eu tinha uma equipe diferente, tanto quanto diferentes gêneros, mas este ano, aconteceu de que todos eles eram pop.
Na verdade, estou muito animada com esta temporada em particular. É absolutamente o grupo mais jovem e faminto de energia que tivemos até agora, esta pequena geração de futuros pop stars. No ano passado, eu tinha uma equipe diferente, tanto quanto diferentes gêneros, mas este ano, aconteceu de que todos eles eram pop.
Um de seus concorrentes da última temporada, Chris Mann, será o
primeiro da segunda temporada a lançar um álbum este ano. Você vai estar
envolvido com esse projeto?
Absolutamente. Ele está trabalhando com Roin Fair [Consultor do Front Line Management Group], o homem que já trabalhou comigo e ainda me é muito, muito querido. Eu sei que ele está em seguras mãos e em boas mãos musicalmente. Ron Fair realmente entende disso e entende ele. Fui convidada a participar de uma música e disse com as mãos para baixo, “Sim”. É uma música bonita, o jeito em que ele está expressando seu tom no álbum, sua riqueza, sua alma. Estou muito feliz por ele.
Absolutamente. Ele está trabalhando com Roin Fair [Consultor do Front Line Management Group], o homem que já trabalhou comigo e ainda me é muito, muito querido. Eu sei que ele está em seguras mãos e em boas mãos musicalmente. Ron Fair realmente entende disso e entende ele. Fui convidada a participar de uma música e disse com as mãos para baixo, “Sim”. É uma música bonita, o jeito em que ele está expressando seu tom no álbum, sua riqueza, sua alma. Estou muito feliz por ele.
Além dos aspectos técnicos da execução de um melisma*, quais são
algumas dicas de carreira que você revelou aos seus artistas no “The Voice”?
Muitas desses jovens vêm de seus próprios tipos de escola de dança e arte, é como o Clube do Mickey para mim e, obviamente, Britney, Justin Timberlake e Ryan Gosling, eu preciso dizer mais? Todos nós viemos com uma mentalidade de “campo de treinamento”, mas depois foi uma questão de ser capaz de absorver tudo e agora jogar tudo fora. Nem tudo pode ser estruturado, tão aprendido ou ensinado. Cada um tem seu eu individual.
Muitas desses jovens vêm de seus próprios tipos de escola de dança e arte, é como o Clube do Mickey para mim e, obviamente, Britney, Justin Timberlake e Ryan Gosling, eu preciso dizer mais? Todos nós viemos com uma mentalidade de “campo de treinamento”, mas depois foi uma questão de ser capaz de absorver tudo e agora jogar tudo fora. Nem tudo pode ser estruturado, tão aprendido ou ensinado. Cada um tem seu eu individual.
Falando de Britney, você está assitindo ao “The X-Factor”?
[Risos] Eu não tenho tempo nem para assistir ao meu próprio show. Então, aí está sua resposta.
[Risos] Eu não tenho tempo nem para assistir ao meu próprio show. Então, aí está sua resposta.
*
Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de
uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada.
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