domingo, 7 de outubro de 2012

Mais de 138 milhões de brasileiros vão às urnas nas eleições municipais de hoje





TUDO PRONTO PARA GARANTIR O VOTO DO ELEITOR

O dia do pleito contará com uma grande estrutura montada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que contou com as forças policiais do Estado. Neste domingo, 21.739 integrantes da força de segurança estarão disponíveis para a eleição. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, 6.498.122 pernambucanos estarão aptos a votar nesta eleição, mas como em todos os pleitos haverá muitos cidadãos que por algum motivo precisarão justificar seu voto. Para evitar problemas neste dia, o TRE contará com uma estrutura de 497 técnicos que auxiliarão na manutenção de urnas que apresentarem algum problema, além de 1.268 urnas que ficarão de reserva, caso algum equipamento deixe de funcionar. 
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Acácio Leite, a expectativa é que a apuração dos votos para prefeito seja feita até a meia-noite. Já o resultado dos vereadores eleitos só deverá ser finalizado durante a madrugada da segunda-feira. O TRE vai disponibilizar um telão no estacionamento do Tribunal. O acesso será livre para quem quiser acompanhar a votação no local. Quem preferir obter o resultado em casa pode instalar o programa Divulga, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
As eleições municipais em Pernambuco contarão com 20.998 urnas eletrônicas, sendo que deste total 19.730 estarão em funcionamento nas sessões espalhadas nos municípios de todo o Estado, e as demais ficarão de reserva. Segundo informações do TRE, 1.263 equipamentos já contam com a tecnologia biométrica. As 11 cidades com este tipo de votação contarão com 77 urnas reservas. Em Pernambuco, existem 151 zonas eleitorais. Ao todo, são 3.020 locais (prédios) de votação, que juntos contam com 19.443 seções. 
O número de mesários que irão colaborar para o processo eleitoral é de 74.088 em todo o Estado, alguns deles se cadastraram voluntariamente, mas a maioria foi convocada pela Justiça Eleitoral. Somado a ele, estão os 7.185 administradores de prédios. Ainda de acordo com informação do Tribunal, 1.200 servidores estarão atuando no dia da eleição, além dos 151 promotores eleitorais e 60 juízes auxiliares que estarão de plantão durante o pleito. Segundo Acácio Leite, todas as urnas passaram por um procedimento, entre os dias 24 de setembro e 2 de outubro. Durante a operação, chamada de preparação das urnas, o TRE constatou que o número de equipamentos que apresentou falhas foi relativamente pequeno. 
“Nós tivemos um baixo índice de falhas e essa informação é muito importante porque na medida em que essas urnas apresentam um baixo índice de falhas ainda no período de preparação, há uma tendência que esse baixo índice se repita no dia das eleições. Ou seja, significa menos transtornos para o eleitor”, comentou.

Fonte:Folha de PE



Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Hoje (7), mais de 138 milhões de pessoas irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 140,6 milhões de eleitores registrados no país, só não votam nestas eleições os moradores de Brasília e de Fernando de Noronha, além dos brasileiros residentes no exterior.
Segundo o TSE, o eleitorado que não vota neste domingo soma 2,1 milhões de pessoas. Em Brasília, não há votação porque não há prefeito, somente governador, cuja eleição ocorre junto com as dos estados. Em Fernando de Noronha, não há eleição porque o território pertence a Pernambuco e é gerido por administrador-geral, nomeado pelo governador.

Os eleitores brasileiros que se encontram no exterior só podem votar para presidente da República, portanto, estão fora das eleições deste ano.
Dados do TSE mostram que o eleitorado das 26 capitais onde o pleito ocorre representa 22,28% do total apto a votar. São mais de 30,8 milhões de eleitores nas capitais. No interior, são 107,6 milhões.
Do total de municípios brasileiros, cinco elegerão o prefeito e representantes legislativos pela primeira vez. São municípios já criados, mas ainda não instalados administrativamente.
Paraíso das Águas é um desses municípios. Fica em Mato Grosso do Sul e foi desmembrado de Costa Rica. Outro município que terá eleição pela primeira vez será Mojuí dos Campos, desmembrado da cidade paraense de Santarém.
Também irão às urnas pela primeira vez os moradores de Pinto Bandeira, município do Rio Grande do Sul, que era distrito de Bento Gonçalves.
No estado de Santa Catarina houve a criação de dois municípios que terão eleições pela primeira vez: Balneário Rincão, desmembrado de Içara, e Pescaria Brava, desmembrado de Laguna.
Edição: Graça Adjuto


Nenhum comentário:

Postar um comentário