Para a maioria dos
estudantes, a redação é a parte mais temida do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem). O candidato tem um espaço de 30 linhas para mostrar ao avaliador a sua
capacidade de escrever um bom texto e acima de tudo de argumentar a favor ou contra
um um ponto de vista. A tarefa não é simples, por isso preparamos um Manual de
Redação para o Enem. Em formato de pergunta a resposta, respondemos às
principais dúvidas dos estudantes. Qual é o tamanho ideal da redação? Como
começar o meu texto? Devo escrever algum título? Desvende os segredos de uma
boa redação e boa sorte!
O estudante terá
que escrever um texto em prosa – ou seja, não pode ser uma poesia – do tipo
dissertativo-argumentativo. Nesse tipo textual, você deverá defender uma tese,
que nada mais é do que uma opinião a respeito do tema proposto. No texto você
deverá apoiar a sua tese em argumentos. Eles precisam ser consistentes e
estruturados de forma coerente. No final, é importante que você apresenta uma
“proposta de intervenção social”.
Exemplo: O Guia da
Redação do Enem 2012, elaborado pelo Inep, traz um exemplo interessante
utilizando o tema da prova do ano passado: “Viver em rede no século XXI:
os limites entre o público e o privado”.
Tese: o excesso de
exposição da vida privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como
situações de violência cibernética.
Exemplos de
argumentos: explicação sobre o que é violência cibernética, dados
de pesquisas que comprovam a tese, exemplos de situações de violência como o cyber
bullying e contra-argumentos, como por exemplo os aspectos positivos
das redes sociais.
Proposta de
intervenção: alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola como em
casa, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.
Não existe um
tamanho ideal, tudo vai depender dos argumentos que você vai utilizar. O
importante é respeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas.
Esse é um item
opcional. Fica a critério do aluno escrevê-lo ou não.
- se o aluno fugir
do tema,
- se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,
- se o texto tiver menos de oito linhas,
- se houver desrespeito aos direitos humanos,
- se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.
- se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,
- se o texto tiver menos de oito linhas,
- se houver desrespeito aos direitos humanos,
- se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.
O tema apresentado
como proposta de redação vem sempre acompanhado de textos motivadores. Em
geral, são dois textos em linguagem verbal e um em linguagem não verbal – uma
foto, uma charge ou ilustração - que remetem ao tema proposto. Os textos
motivadores servem para fazer o candidato refletir a respeito do tema sobre o
qual ele terá que escrever. São como um “guia” para indicar o que está sendo solicitado,
mas o estudante não deve se prender às ideias ali apresentadas na hora de
escrever a redação. Você não deve copiar trechos do texto motivadores porque
perderá pontos na avaliação de algumas competências, como por exemplo a que
mede a sua capcidade de argumentação. Se você copiar parte dos textos
motivadores, esses trechos serão desconsiderados para efeito da contagem do
mínimo de linhas.
A sua redação
precisa seguir uma lógica e ser bem encadeada. Por isso, antes de tudo, é
preciso planejá-la. Veja um passo a passo que pode ajudar a organizar as
ideias:
1. Leia com atenção
as instruções, a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender
bem o que está sendo pedido
2. Evite ficar preso às ideias dos textos motivadores. Eles foram apresentados apenas para despertar uma reflexão, não para limitar sua criatividade
3. Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais argumentos vai utilizar para defendê-lo
4. Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma ordem coerente para utilizá-las no desenvolvimento do texto
5. Desenvolva o tema de forma consistente de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente
6. Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal
7. Use informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo
8. Evite recorrer a reflexões e argumentos previsíveis ou batidos para que o seu texto não fique pouco original
9. Um dos principais problemas identificados nas redações é a fuga ao tema. Tome cuidado para se manter dentro do limite do tema proposto, sem se afastar do foco
10. Por fim, examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim
2. Evite ficar preso às ideias dos textos motivadores. Eles foram apresentados apenas para despertar uma reflexão, não para limitar sua criatividade
3. Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais argumentos vai utilizar para defendê-lo
4. Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma ordem coerente para utilizá-las no desenvolvimento do texto
5. Desenvolva o tema de forma consistente de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente
6. Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal
7. Use informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo
8. Evite recorrer a reflexões e argumentos previsíveis ou batidos para que o seu texto não fique pouco original
9. Um dos principais problemas identificados nas redações é a fuga ao tema. Tome cuidado para se manter dentro do limite do tema proposto, sem se afastar do foco
10. Por fim, examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim
O Enem vai testar o
conhecimento do aluno sobre temas atuais que estão em debate no Brasil e no
mundo. É impossível adivinhar quais assuntos vão estar na redação, mas alguns
têm mais chance de aparecer nas provas. Listamos alguns deles para ajudar você
a se atualizar. Confira neste link.
O seu texto vai ser
corrigido levando em conta cinco competências. Cada um desses “quesitos”, que
você precisa cumprir da melhor maneira possível, vale 200 pontos. Somados eles
totalizam a nota máxima da redação – 1.000 pontos. As cinco dimensões são:
Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da
língua escrita
Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema
Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos
Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema
Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nesse quesito, o
corretor irá avaliar se você respeitou o padrão formal da língua escrita.
Existem muitas diferenças entre a linguagem oral e a escrita. Expressões usadas
comumente na comunicação oral – “então”, “aí”, “daí” – devem estar fora do seu
texto. É na competência 1 que também serão avaliados o uso correto da pontuação
e a obediência às regras gramaticais (regência nominal e verbal, concordância,
grafia e acentuação das palavras, flexão verbal, colocação de pronomes, etc). A
depender do nível de adequação do seu texto a essas regras, o avaliador irá
atribuir uma nota de 0 a 200 pontos. Veja a escala de pontuação:
200 pontos
|
O participante
demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando
pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
|
160 pontos
|
O participante
demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios
gramaticais leves e de convenções da escrita.
|
120 pontos
|
O participante
demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns
desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios
leves.
|
80 pontos
|
O participante
demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando grande quantidade de
desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de
presença de marcas de oralidade.
|
40 pontos
|
O participante
demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e
frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de presença
de gírias e marcas de oralidade.
|
0 pontos
|
O participante
demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro
e de convenções da escrita.
|
.
Nesse quesito, o
corretor irá avaliar se você compreendeu a proposta de redação e se usou o seu
conhecimento para desenvolver o tema. O candidato precisa elaborar um texto que
apresente com clareza qual é a tese a ser defendida e os argumentos que justificam
aquela posição que foi assumida em relação à temática proposta pela prova (saiba mais
sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo). A depender
do nível de adequação do seu texto a essas regras, o avaliador irá atribuir uma
nota de 0 a 200 pontos. Veja a escala de pontuação:
200 pontos
|
O participante
desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A
redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do
tipo textual dissertativo-argumentativo.
|
160 pontos
|
O participante
desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais.
Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo
textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem
desenvolvidos.
|
120 pontos
|
O participante
desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem
superficial. Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio
adequado do tipo textual, mas não apresenta explicitamente uma tese,
detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo. Reproduz
ideias do senso comum no desenvolvimento do tema.
|
80 pontos
|
O participante
desenvolve de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento.
Usa argumentos previsíveis que partem do senso comum, cópias dos textos
motivadores, ou domina de forma precária o texto dissertativo-argumentativo.
|
40 pontos
|
O participante
desenvolve de maneira tangencial o tema, detendo-se em aspectos vinculados ao
mesmo tema, o que revela má interpretação da proposta de redação. Apresenta
inadequação ao tipo dissertativo-argumentativo, com repetição de ideias e
ausência de argumentação.
|
0 pontos
|
O participante
desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: fugiu do tema ou
usou outro tipo textual que não o dissertativo-argumentativo, como poesias,
narrativas ou descrições.
|
É considerado que o
aluno fugiu do tema quando ele escolhe uma abordagem completamente diferente da
que foi proposta. Por exemplo: no tema do ano passado – “Viver em rede no
século XXI: os limites entre o público e o privado” – o candidato que
escolhesse abordar os avanços da tecnologia, como a popularização de tablets ou smartphones,
estaria fugindo ao tema. Ou ainda se ele decidisse falar de outros assuntos sem
conexão com a proposta, como meio ambiente ou saúde. No caso de fuga ao tema, a
nota do aluno será zero.
Já o tangenciamento
é quando o aluno aborda o tema proposto apenas de forma marginal ou parcial
dentro do assunto. No exemplo da redação de 2011, seria considerado
tangenciamento se o candidato abordasse outros aspectos relacionados à inserção
da tecnologia na vida cotidiana como a inclusão digital, ou escrevesse sobre a
internet em geral, sem abordar a questão da privacidade.
Nesse quesito, o
corretor irá avaliar se você selecionou, relacionou, organizou e interpretou
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido
como tese. O objetivo final é que o candidato apresente um texto coerente e que
possa ser entendido pelo leitor, fazendo-o refletir a respeito das ideias que
foram apresentadas. A depender do nível de adequação do seu texto a essas
regras, o avaliador irá atribuir uma nota de 0 a 200 pontos. Veja a escala de
pontuação:
200 pontos
|
O
participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e
argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente,
configurando autoria em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese,
seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta
que mantêm coerência com a opinião defendida.
|
160 pontos
|
O
participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e
argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de
seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam
comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantêm coerência com a
opinião defendida. Entretanto, os argumentos utilizados são
previsíveis.
|
120 pontos
|
O participante
apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema, mas
os organiza e relaciona de forma pouco consistente. As informações são
aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto
revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para
defender a opinião do autor.
|
80 pontos
|
O participante
apresenta informações, fatos e opiniões pouco articulados ou
contraditórios, embora pertinentes ao tema. O texto que se limitar a
reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação também receberá
essa pontuação.
|
40 pontos
|
O participante
não defende ponto de vista, ou seja, não apresenta opinião a respeito do
tema. Informações, fatos, opiniões e argumentos são pouco relacionados ao que
foi proposto e também são não se articulam bem entre si de forma coerente.
|
0 pontos
|
O participante
apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não
apresenta um ponto de vista.
|
Nesse quesito, o
corretor irá avaliar se você respeitou a estruturação lógica e formal entre as
partes da redação. Todo texto é resultado de um encadeamento de ideias:
lembre-se que a sua redação terá que combinar de forma harmônica o
conjunto de ideias que vão estar associadas à tese que será defendida. Pense e
planeje a elaboração de cada um dos parágrafos, que serão formados pela
combinação de períodos articulados entre si. Cada ideia nova precisa
estabelecer relação com a que foi apresentada anteriormente. Para cumprir essa
competência de forma satisfatória é muito importante saber utilizar os
conectores: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são
responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre
orações, frases e parágrafos. A depender do nível de adequação do seu texto a
essas regras, o avaliador irá atribuir uma nota de 0 a 200 pontos. Veja a
escala de pontuação:
200 pontos
|
O participante
articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos
coesivos. Poderá conter eventuais desvios de menor gravidade como emprego
equivocado do conector, repetição ou substituição inadequada de
palavras. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa
pontuação deve ser atribuída apenas àqueles que demonstrarem pleno domínio
dos recursos coesivos.
|
160 pontos
|
O participante
articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de
recursos coesivos. Poderá conter alguns desvios de menor gravidade,
entretanto, esta pontuação deve ser atribuída apenas àqueles que demonstrarem
domínio dos recursos coesivos.
|
120 pontos
|
- O
participante articula as partes do texto, mas com algumas inadequações na
utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá
conter eventuais desvios como frases fragmentadas, sequência justaposta de
ideias sem encaixamentos sintáticos ou ausência de paragrafação. Esta
pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio regular
dos recursos coesivos.
|
80 pontos
|
O participante
articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na
utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá
conter desvios de maior ou menor gravidade. Esta pontuação deve ser atribuída
ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
|
40 pontos
|
O participante
não articula as partes do texto ou as conecta de forma precária e/ou
inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na
redação enquadrada neste nível há sérios problemas na articulação das ideias
e na utilização de recursos coesivos.
|
0 pontos
|
O participante
apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
|
Nesse quesito, o
avaliador espera que você apresente uma proposta de intervenção para o problema
abordado. Ou seja: além de apresentar sua tese sobre o tema e apoiá-la em
bons argumentos, você terá que oferecer uma “proposta de intervenção na vida social”
– ou uma solução para o problema. Essa solução deve manter um vínculo com a
tese desenvolvida no texto e manter coerência com os argumentos apresentados,
já que expressa a sua visão como autor. Essa proposta de intervenção não deve
ser muito genérica – busque propor algo concreto e detalhe os meios para
realizá-la. Também é fundamental que ela respeite os direitos humanos. Isso
significa que não pode ir contra valores como cidadania, liberdade,
solidariedade e diversidade cultural. A depender do nível de adequação do seu
texto a essas regras, o avaliador irá atribuir uma nota de 0 a 200 pontos. Veja
a escala de pontuação:
200 pontos
|
O participante
elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem
articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios
para realizá-la.
|
160 pontos
|
O participante
elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada
com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para
realizá-la.
|
120 pontos
|
O participante
elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à
discussão desenvolvida no texto.
|
80 pontos
|
O participante
elabora proposta de intervenção relacionada ao tema de forma precária,
não articulada com a discussão desenvolvida no texto, ou ainda com
detalhamento precário dos
meios para realizá-la. |
40 pontos
|
O participante
elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou subentendida no
desenvolvimento da argumentação.
|
0 pontos
|
O participante
não apresenta proposta de intervenção
|
Fonte: Guia da
Redação – Enem 2012/Inep
VEJA
TAMBÉM: Confira bate-papo
com dicas sobre a redação do Enem
Matéria
de Amanda Cieglinski, do Portal EBC, publicada pelo EcoDebate, 18/10/2012
[ O
conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou
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