Quase dois séculos
depois, um arranjo até então desconhecido do compositor alemão Ludwig van
Beethoven, feito para um antigo hino religioso, foi descoberto em uma
biblioteca de Berlim.
Há exatamente 192
anos, o compositor escreveu uma harmonia para o canto gregoriano Pange Lingua,
modificando o tom na escala musical, segundo o professor da Universidade de
Manchester, Barry Cooper, responsável pela descoberta.
A passagem foi
escrita em um caderno, mas já havia sido considerada um exercício ou um esboço
para outra peça.
O professor Cooper
reconheceu a melodia do hino e identificou a peça de dois minutos como uma obra
de Beethoven até então desconhecida.
Principal
especialista sobre o compositor, ele disse que se tratava de um exemplo raro do
compositor escrevendo música religiosa.
"Fiquei muito
surpreso quando descobri isso - eu não imaginava que ele havia escrito algo
assim", disse ele.
PANGE LINGUA
O caderno, que está
na Biblioteca Estadual de Berlim, data de cerca de 1820. E foi transcrito e
publicado em 2010.
Cooper disse que
estudiosos de Beethoven não haviam identificado a peça antes porque
"parecia uma série de notas".
"Quando eu
olhei para ele, pensei, hey, isso não é apenas uma série de notas, mas um hino
com harmonia de Beethoven".
"Parece que as
pessoas que são especialistas em canto gregoriano não olharam o rascunho de
Beethoven e as pessoas que são especialistas em rascunhos de Beethoven não
olhara para o rascunho. Mas ocorreu de eu saber sobre ambas coisas."
Beethoven fez
pequenas alterações para a melodia de Pange Lingua, canto gregoriano de 1.000
anos de idade, disse Cooper.
A peça pode ter
sido executada na cerimônia em que o patrono de Beethoven, arquiduque Rudolph
da Áustria, foi feito arcebispo de Olmutz, em março de 1820, quando o
compositor tinha 49 anos.
'EXTRAORDINÁRIO'
Especialistas em
Berlim haviam assumido que a peça era um esboço para a famosa Missa Solene de
Beethoven, que foi escrita no mesmo período.
"Ele nunca compôs
música funcional - a única música litúrgica que ele escreveu foi para as duas
grandes missas," disse o professor Cooper. "Então, encontrá-lo
escrevendo música funcional para um culto ordinário da igreja é algo
extraordinário."
O professor William
Drabkin, da Universidade de Southampton, que publicou os desenhos, descreveu a
peça como uma "muito rudimentar".
"Quando eu fiz
as transcrições do esboço, pensei que era algum tipo de exercício em
contraponto", disse ele. "Eu não podia dimensioná-lo."
Ele acrescentou:
"A peça adiciona uma pequena contribuição para nosso conhecimento sobre o
que Beethoven estava fazendo na década de 1820.".
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